Calcular energia elétrica

Percorreu a web em busca de comparadores, comerciantes e tarifas de energia elétrica e, finalmente, encontrou uma oferta de fornecimento de energia por um preço muito baixo. Mas espere, ao contratar uma tarifa, o preço não é a única coisa que devemos levar em consideração.

Se optar por uma tarifa de eletricidade que, em troca de um preço reduzido, forneça energia elétrica insuficiente para as características da sua casa, sua família ou seu consumo, poderá sofrer com a energia. Por esse motivo é muito importante calcular a potência elétrica antes de escolher a tarifa ideal para nossa casa.

O que é energia elétrica?

Para fins práticos, quando falamos em energia elétrica, refere-se à quantidade de aparelhos elétricos que podemos ter conectados em nossa casa ao mesmo tempo. Calcular a energia elétrica corretamente não só evita quedas de energia, como também evita gastos excessivos em nossa conta de luz. luz — não vamos esquecer que também corremos o risco de contratar muita energia -.

Qual é a energia elétrica perfeita para mim?

Os conceitos que determinam qual energia elétrica é a melhor para nós são:

  • A potência recomendada — o número de pessoas que residem na mesma casa, o uso de outros tipos de fornecimento de energia, como gás natural ou instalações de auto-abastecimento de energia renovável, as características dos eletrodomésticos ou até mesmo hábitos de consumo de luz.
  • A potência máxima permitida — ou a quantidade de energia que a instalação elétrica da nossa casa pode suportar -.
  • As potências normalizadas - Ou seja, potências que respondem a valores estabelecidos e unificados pelo Governo -.

Mesmo assim, costuma-se dizer que a potência elétrica mínima recomendada para uma casa é de 3,45 kW, sendo 4,81 kW a média dos consumidores domésticos.

Como calcular a energia elétrica necessária para a minha casa?

Para calcular a energia elétrica, podemos escolher três métodos diferentes:

  • Por um lado, podemos contratar os serviços de um especialista para realizar um exaustivo estudo do consumo e da instalação energética da nossa casa e assim poder calcular a potência elétrica adequada. Obviamente, esse especialista exigirá uma taxa.
  • Por outro lado, podemos usar uma calculadora de energia elétrica online. Este método requer apenas responder a uma série de perguntas sobre o nosso consumo e a nossa instalação.
  • Por fim, podemos calcular a energia elétrica de que nossa casa precisa nós mesmos adicionando o consumo de cada um dos aparelhos elétricos. No entanto, nem todos eles serão conectados ao mesmo tempo. É aqui que entra em jogo o conceito de índice de simultaneidade.

O índice de simultaneidade

O índice de simultaneidade indica o número de vezes que todos os aparelhos em sua casa podem ser conectados ao mesmo tempo. Desta forma, o valor máximo seria 1 e significaria que todos os aparelhos estão ligados e funcionando simultaneamente ao longo do dia. Seguindo esta linha de valores, 0,25 corresponderia a um uso limitado e 0,5 a um uso intenso.

Calcular a potência elétrica de acordo com nossa instalação

As potências elétricas normalizadas respondem ao tipo de instalação que nossa casa tem:

  • Por um lado, encontramos as instalações monofásicas, aquelas em que a energia elétrica é distribuída por um único circuito para toda a casa igualmente. Nesse caso, encontramos valores normalizados de 3,45 kW a 9,2 kW.
  • Por outro lado, instalações trifásicas possuem três circuitos limitados a três zonas diferentes. Graças a este tipo de instalação, a potência de cada uma das zonas pode ser ajustada em função da utilização e dos aparelhos elétricos associados. Neste caso encontramos valores unificados de 3.464 kW a 13.856 kW.

O preço da energia contratada

O preço da energia contratada depende do custo inerente do kW e da quantidade de kW contratado. Desta forma, se calcularmos corretamente a potência elétrica, teremos um consumo eficiente a um preço justo. Além disso, é conveniente usar um comparador de tarifa de energia elétrica para encontrar o comerciante que oferece o kW pelo preço mais competente.

Quero saber mais sobre as tarifas da Nabalia Energía

Vá para o WhatsApp