Qual é a tarifa de eletricidade mais barata?

Já pensou que talvez haja uma tarifa de eletricidade mais barata no mercado de energia do que a que tem atualmente?
Essa é uma pergunta que raramente fazemos-nos. A fatura da luz no final do mês, chateamos-nos por seu alto preço em algumas ocasiões e pagamos religiosamente.
Se ainda não sabe, tem a possibilidade de mudar de empresa e procurar uma tarifa de luz mais barata.
Vamos ver como fazemos para obter uma tarifa de eletricidade mais barata que permita-nos reduzir os custos de consumo de energia.
Sabia que, a depender da oferta que escolher, pode ter uma tarifa de eletricidade mais barata ou, pelo contrário, mais cara?
Não há que preocupar-se, vamos explicar tudo isso agora mesmo.

Existem dois tipos de preço de energia

O preço de uma tarifa de eletricidade pode ser de dois tipos: preço consumo fixo ou preço indexado. Em que consiste cada um deles?
Ao contratar nosso fornecimento elétrico podemos fazê-lo em dois diferentes mercados. Se preferirmos fazê-lo no mercado regulado, será a tarifa única chamada PVPC — preço voluntário para pequenos consumidores.

Nessa modalidade existe apenas esse tipo de tarifa e seu preço é indexado, ou seja, não pode escolher entre as duas opções —Fixo ou indexado—. En este caso, o preço que pagamos pela energia depende exclusivamente del 'pool', quer dizer, ddo mercado energetico.

O preço que o consumidor paga em PVPC sempre varia, o quilowatt tem um preço diferente a depender da hora do dia. Isso pode variar de acordo com a oferta e a demanda do mercado. Às vezes, o preço por quilowatt pode ser muito lucrativo, mas outras vezes pode disparar. Portanto, está sujeito a oscilações.

Por outro lado, caso o consumidor prefira contratar energia elétrica no mercado livre, ele terá a opção de escolher que tipo de preço prefere, fixo ou indexado.

Os profissionais de marketing são livres para estabelecer suas ofertas e oferecer o preço fixo ao consumidor é uma delas. Isso consiste em pagar sempre o mesmo preço por quilowatt, em nenhum momento dependerá da oferta ou demanda do 'pool'.

Assim, escolher um preço ou outro pode levar-nos a obter a tarifa de eletricidade mais barata de acordo com nossas necessidades de consumo.

Outras opções para obter a tarifa de eletricidade mais barata

Além de levar em consideração o tipo de preço do quilowatt que contratamos em nossa tarifa, encontramos outras opções que nos permitem diminuir a conta da luz.

Uma dessas opções é a contratação de uma tarifa com discriminação horária. Essa modalidade estabelece dois períodos de faturamento e, portanto, dois preços diferentes para consumo de energia - um mais caro e outro mais barato -.

A vantagem da discriminação de tempo é que ao deslocar nossas atividades que exigem maior consumo de energia para as faixas em que o quilowatt é mais barato. Desta forma garantimos que temos a tarifa de eletricidade mais barata adaptada aos nossos hábitos de consumo.

Outra alternativa é solicitar o bônus social. Esta opção destina-se a famílias com recursos econômicos reduzidos uma vez que obtêm uma redução no preço das suas facturas de energia. A luz será a mais poupada, ao levar em conta as nossas necessidades energéticas.

Quero saber mais sobre as tarifas da Nabalia Energía

Vá para o WhatsApp