8 hábitos que o farão economizar energia em casa

Pequenas mudanças nos hábitos podem ajudar a economizar energia. Falaremos de 8 dicas para que possas poupar na tua fatura de energia.
9 de ago. de 2022
8 hábitos que o farão economizar energia em casa
Às vezes, nos perguntamos como podemos economizar energia para reduzir o custo da nossa fatura. Ainda que não seja uma tarefa fácil, aqui vamos dar algumas dicas.
Existem muitas formas de conseguir uma economia de energia elétrica significativa na fatura final. Por um lado, prestar atenção aos pequenos detalhes das nossas tarefas cotidianas pode ser uma boa forma de começar. Por outro, a melhor forma de economizar é verificar se a potência contratada é a correta ou é superior ao necessário. Também é importante que tenhas em conta as condições oferecidas pela tua companhia atual e se estas ajustam-se adequadamente ao teu padrão de consumo. Caso contrário, buscar outra companhia elétrica pode trazer melhores condições e resultados.
Como conseguir uma economia de energia elétrica?
Neste artigo, vamos centrar-nos no ponto de vista das ações quotidianas, oferecendo soluções que promoverão tanto a economia energética quanto a financeira.

1. Muda as tuas antigas luzes convencionais por iluminação LED

Ainda que possa parecer um gasto inicial elevado, o dia-a-dia demonstrará que adotar a iluminação LED só trará vantagens. Para iniciar, a substituição logo será compensada porque a redução dos gastos no recibo será notável. A durabilidade e a resistência do material expandirão a sua vida útil e, além disso, estarás a contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente. Afinal, a iluminação LED, fabricada com componentes não contaminantes, promove um uso responsável para com o planeta.

2. Aproveita ao máximo as horas de luz natural

Esteja a tua instalação composta por luzes convencionais ou por iluminação LED, uma das melhores maneiras de economizar na iluminação é aproveitar tanto quanto possível a luz natural. Levanta as persianas e deixa que os raios de luz iluminem o teu lar! Já sabes que, para economizar na luz, a melhor maneira é não acendê-la. Além de economizar ao ter as luzes apagadas, conseguirás aquecer a casa de maneira natural.

3. Cuidado com o stand by

O famoso "stand by" também é chamado de "vampiro energético" dos eletrodomésticos, haja vista que introduz um acréscimo importante no valor da fatura final. Com um gesto tão simples como desconectar por completo aqueles dispositivos que ficam em modo stand by, conseguirás uma economia de até 231 kWh ao ano. Uma sugestão eficiente para desenvolver esta prática é conectar a uma mesma tomada de extensão todos os aparelhos que podem permanecer em stand by, de modo que, ao apagar o botão da tomada, desconectes toda a corrente.

4. Não mantém o frigorífico aberto por muito tempo

Abre as portas do frigorífico e do congelador somente quando for preciso e tem claro o que queres pegar para não as manter abertas enquanto pensas. Desse modo, evitarás que os equipamentos se sobrecarreguem energeticamente para recuperar a temperatura ideal, e ainda contribuirás com a economia da energia elétrica.

5. Escolhe dispositivos com etiquetas energéticas A++ ou A+++

Se pensas em mudar algum eletrodoméstico, considera a sua etiqueta energética. Esta é uma forma de economizar significativamente no consumo. Os dispositivos com etiquetas A++ e A+++ apresentam um consumo menor e, portanto, uma eficiência energética maior.

6. Usa a máquina de lavar roupa e a secadora quando estiverem completamente cheias

Quantas vezes utilizamos a máquina de lavar roupa ao longo da semana? Normalmente, esse eletrodoméstico e a lava loiça são os mais usados e também os que mais consomem energia. Por isso, deves somente ligá-los quando estiverem cheios. Evita, também, colocar tempos longos e temperaturas altas.

7. Realiza a revisão periódica de dispositivos

Ao realizares a manutenção regular dos aparelhos elétricos, evitarás futuros esforços da parte energética e o possível desgaste dos dispositivos, além de garantir que o consumo não se elevará.

8. Apaga fogões antes de finalizar o cozimento

Na cozinha, apagar o fogão e o forno antes de acabar o cozimento para aproveitar o calor residual que se gera pode reduzir o consumo de eletricidade.
Estes são alguns dos conselhos a ter em conta sobre os nossos hábitos diários para economizar energia em casa. A utilização mais eficiente da energia elétrica, além de contribuir com a economia, também impacta diretamente o nosso planeta.
Gostaste das dicas? Lê, no nosso blog, novas sugestões para economizar na tua fatura de luz.