Avaria de eletricidade: danifica o funcionamento dos meus aparelhos?

Quando há avarias na rede elétrica, os meus eletrodomésticos são danificados com a queda de energia bruta? Falaremos dos possíveis efeitos do liga e desliga dos eletrodomésticos quando há queda de energia.
2 de nov. de 2022
Avaria de eletricidade: danifica o funcionamento dos meus aparelhos?
Quem nunca passou por uma falta de energia na rua ou no bairro?
Ocorre que, com as avarias elétricas, podem ocorrer quedas de energia repentinas, o que faz com que teus aparelhos fiquem a ligar e desligar.
Certamente isso já passou contigo, certo? Mas será que essa oscilação impacta a vida útil do aparelho? Vem entender um pouco mais sobre isso neste artigo.
Uma avaria ocorre quando acontece algum problema na transmissão de energia nas vias públicas. Quando a falta de energia é generalizada, provavelmente há um problema ou manutenção da rede de energia. Tais avarias se dão por diversos motivos. Alguns deles são:

  • Problemas técnicos causados por serviços de manutenção na rede de eletricidade
  • Curto-circuitos
  • Inundações e incêndios
  • Danificação dos metais provocada por animais.

Quando isso acontece, a nossa preocupação é: será que essa queda de eletricidade danifica os meus aparelhos?
A resposta é sim, pode danificar. O desligamento repentino pode comprometer a durabilidade dos eletrodomésticos. No entanto, existem algumas alternativas para evitar que os teus aparelhos queimem por queda de energia.
O principal elemento a ser identificado no imóvel é verificar a existência do aterramento conectado às tomadas elétricas da casa. O aterramento é um terceiro fio dos aparelhos ligados à terra. Como assim? Por padrão, as tomadas possuem três pontas, pois há um terceiro fio aterrado que precisa estar aterrado na terra por um tubo de cobre. Por isso, esse fio precisa estar devidamente aterrado para evitar qualquer tipo de queima nos equipamentos.
Além disso, existem alguns acessórios que podem amenizar a queda de energia nos aparelhos, como os citados abaixo:

  • O filtro de linha é um acessório parecido com uma régua de energia que protege os aparelhos eletrónicos de possíveis danos causados pela tensão elétrica
  • O estabilizador de tensão é um aparelho que ajuda a proteger os equipamentos eletrônicos da variação de tensão recebida pela rede elétrica
  • No break é uma bateria interna em alguns aparelhos para que caso haja interrupções, o equipamento continue a funcionar sem problemas

Essas são algumas dicas importantes para ajudar a preservar os teus equipamentos e o teu imóvel de qualquer curto-circuito. Alguns simples cuidados podem ajudar a prolongar a vida útil dos teus aparelhos. Queres saber mais? Acessa o nosso blog e encontra várias dicas para cuidar da energia do teu lar, do teu negócio e da tua comunidade.