Conhece os falsos mitos sobre a poupança energética

Quantas vezes já te disseram que uma lavagem de ciclo curto sai mais barato? Hoje falaremos deste e de outras inverdades que ouvimos na hora de reduzir o custo da nossa fatura de eletricidade. Aqui deixamos-te mais algumas diretrizes.
7 de jul. de 2022
Conhece os falsos mitos sobre a poupança energética
Por vezes é muito difícil obter uma poupança significativa alterando apenas os nossos hábitos de consumo ou introduzindo outras medidas que na nossa opinião são eficazes. Acreditamos que por adotarmos outras rotinas a nossa fatura de eletricidade terá uma redução de custo imediata em percentagem bastante elevada.
Por isso, dedicaremos esse artigo a analisar os falsos mitos sobre a poupança energética de forma a conhecermos, na realidade, como podemos reduzir os custos do fornecimento de energia.

Mito 1: Lavagem de ciclo curto na máquina de lavar

Tenha em conta que os programas de ciclo curto da máquina de lavar representam uma poupança de tempo, mas não de energia. Para conseguir uma poupança energética relevante, deve-se prestar atenção em dois fatores:

  • A temperatura a que lavamos a roupa;
  • A hora do dia em que lavamos, isto no caso de ter contratado uma tarifa com discriminação horária.

No verão recomenda-se a utilização de uma centrifugação baixa que nos permitirá poupar uma vez que a roupa pode secar perfeitamente com o calor que se faz sentir.

Mito 2: Lavar louça manualmente

Esta é uma das questões que mais controvérsia gera entre os defensores dos vários modelos. Há quem diga que a máquina de lavar louça pelo simples facto de lavar com água quente significa um gasto acrescido de energia quando comparado com a lavagem manual.
Não obstante, trata-se de mais um mito. Pôr em funcionamento uma máquina de lavar implica a utilização de aproximadamente 10 litros de água, enquanto a lavagem manual duplica ou mesmo triplica tal quantidade de água utilizada.
Além disso, devemos ter em consideração que as máquinas de lavar louça estão concebidas para serem eficientes e proporcionar uma poupança energética considerável. Esta redução de custo na nossa fatura de eletricidade pode ser incrementada se dispusermos de uma tarifa com discriminação horária. Isto permitir-nos-á programar a máquina de lavar louça para que funcione durante as horas em que a eletricidade é muito mais barata.

Mito 3: A perda de calor através das janelas é mínima

As habitações mais antigas por norma têm portas e janelas de pior qualidade ou simplesmente mais deterioradas pelo decurso do tempo. A poupança energética do nosso lar pode sair frustrada devido à falta de isolamento adequado.
O isolamento deficiente fará com que a nossa casa seja mais fria no inverno e mais quente no verão com o consequente custo que resulta da climatização.
Este problema pode ser resolvido com a calafetação das portas e das janelas. Existem de diversos tipos e materiais e ajudarão a isolar a nossa habitação de forma simples e económica.

Mito 4: Aquecimento ligado à baixa temperatura

Quem nunca pensou que é melhor manter o aquecimento a uma temperatura estável do que ligá-lo ou desligá-lo constantemente?
Têm razão os que consideram que ao ligar o aquecimento o consumo de energia aumenta consideravelmente e que por esse motivo a nossa poupança energética é nula. Porém, ter o aquecimento ligado todo o dia gasta muito mais.
Por isso, o recomendável é ligar o aquecimento enquanto estamos em casa e a uma temperatura moderada e desligá-lo quando saímos. Para além disso, a melhor opção para conseguir uma poupança energética sem morrermos de frio é instalar um termostato que nos ajudará a regular a temperatura e a programar o funcionamento do sistema de aquecimento.
Estes são alguns dos falsos mitos sobre a poupança energética com que nos confrontamos frequentemente e que podem resultar num obstáculo na hora de tentar reduzir o custo das nossas faturas no final de cada mês.
Lembra-te que existem muitas alternativas e medidas que podes implementar no teu dia a dia para que atingir uma poupança energética eficaz e duradoura seja uma tarefa fácil. No blog da Nabalia Energía há vários conteúdos sobre como poupar energia. Portanto, se continuas interessado no assunto e quiseres saber mais, contacta-nos!