O que é o número CUPS?

Entende o que é um código CUPS o seu equivalente em Portugal. Sabe também os significados das siglas: CUPS, CUI e CPE.
5 de jul. de 2022
O que é o número CUPS?
Em Portugal, a sigla CUPS (Código Universal do Local de Fornecimento) corresponde ao Código Universal da Instalação (CUI) e ao Código de Ponto de Entrega (CPE). É o número que identifica a instalação do gás natural e, por seguinte, da eletricidade. Esse código possui 20 caracteres e é alfanumérico (formado por letras e números), a começar por PT e acabar com duas letras. A função do código é determinar a identidade do fornecimento elétrico, ou seja, é a identidade energética. A cada fornecimento outorga-se um número de CUI e CPE que não irá variar, ainda que seja alterado o utilizador da conta ou ocorra uma baixa do serviço.

Para que é requerido os números CUI e CPE?

  • Para realizar o registro de um fornecimento de eletricidade ou gás natural.
  • Para fazer uma mudança de comercializador energético.
  • Para fazer uma mudança na titularidade do fornecimento.
  • Para pedir uma mudança de potência ou alteração de tarifa.

Onde estão os números CUI e CPE?

  • Ao olhar em qualquer fatura ou recibo da tua companhia energética, podemos encontrar os números CUI e CPE, ainda que cada uma tenha o seu número num lugar distinto.
  • Em caso de não dispor de uma fatura, pode telefonar à distribuidora da tua zona e solicitá-la com o teu nome, documento de identidade, endereço domiciliar e o motivo pelo qual o solicita.

Qual é a diferença entre distribuidora de luz e comercializadora de luz?

A distribuidora é a empresa com a infraestrutura da rede elétrica de uma determinada zona. Ela é a encarregada de distribuir a eletricidade desde a central de geração de energia até os consumidores de eletricidade, sejam domicílios, empresas, negócios, etc.
Essa empresa é a que se ocupa das novas altas dos registro, assina o número CPE, instala as equipas de medida de energia e administra as solicitações das distintas comercializadoras que o consumidor.
A comercializadora é a companhia da tua escolha para o fornecimento de energia e a encarregada de faturar o teu consumo de luz.
Queres saber mais? Acessa o nosso blog e encontra várias dicas para cuidar da energia do teu lar, do teu negócio ou da tua comunidade.