O que são e como funcionam os contadores inteligentes?

Em Portugal, todos os imóveis terão um contador inteligente para ajudar a monitorar o consumo de energia. Entende as grandes vantagens de ter um contadores inteligentes no teu imóvel.
19 de jul. de 2022
O que são e como funcionam os contadores inteligentes?
É provável que já tenhas um contador inteligente na tua casa, pois, até dezembro de 2021, todos os sistemas de medição convencional deverão ser substituídos por novas equipas. São muitos os mitos que circulam ao redor destes dispositivos. O facto é que, por serem inteligentes, eles conseguem realizar múltiplas funções. Descobre mais abaixo.

Entende o novo contador inteligente

Ao contrário dos contadores convencionais, o contador inteligente tem uma pequena tela incorporada na qual podemos encontrar todas as informações relevantes acerca do nosso consumo.
O equipamento também está provido de um botão, geralmente ao lado direito (isso pode variar segundo o modelo), utilizado para reiniciar o contador quando este se apaga ou para navegar pelo menu que vemos na tela.
Além da tela e do botão, encontramos um piloto com uma luz que nos indica o estado dos nossos gastos. Encontramos as seguintes situações:

  • Piloto desligado: não existe consumo.
  • Piloto pisca: significa que se produz consumo no imóvel. Quanto mais rápido pisca a luz, maior o consumo que se realiza.
  • Piloto acendido de modo fixo: indica que a potência contratada foi superada e a corrente interrompeu-se. Neste caso, temos de nos dirigir ao contador inteligente e, através do botão, reiniciá-lo.

Na tela, encontrarás informações sobre a tarifa, assim como o consumo atual, a hora e a data. Além disso, podes entrar no menu e verificar também outros parâmetros como, por exemplo, a potência contratada, o consumo em tempo real ou o consumo ao fechar um período de faturação.

Em que se beneficiam os consumidores do contador inteligente?

  • Visualização instantânea do consumo real do utilizador.
  • Mudança de tarifa ou potência contratada no momento.
  • Rápida solução de inconvenientes que possam surgir.
  • Os contadores inteligentes têm, incorporado no seu interior, o antigo interruptor do ICP. Por conseguinte, suportam melhor uma sobrecarga de potência e evitam assim os apagões ocasionados pela superação da potência contratada. Isso é uma vantagem já que reduz o dano possivelmente causado nos eletrodomésticos pelos saltos da corrente.
  • Acabaram-se as leituras estimadas: o contador inteligente envia à tua companhia o consumo exato que realizaste ao fim de um determinado período de faturação.

Um dos inconvenientes citados pelos utilizadores diz respeito à privacidade, já que a companhia pode ter acesso a todos os dados de consumo.
Queres saber mais? Acessa o nosso blog e há vários conteúdos sobre como monitorar o consumo de energia.