Potência contratada: o que é e como escolher?

O que é potência contratada e quais são suas características? Entende tudo sobre potência contratada para poderes fazer a escolha certa.
20 de set. de 2022
Potência contratada: o que é e como escolher?
A potência é a quantidade de Kilowatts que pode-se exigir ao mesmo tempo de uma rede elétrica. Quanto mais potência tiveres em tua casa, mais aparelhos elétricos poderás acender conjuntamente. Porém, quanto mais potência tiveres, mais pagará a cada mes, haja vista que a tua fatura elétrica divide-se em consumo (que pode ser controlado) e potência (um custo fixo que varia segundo os KW que contratas). Neste artigo vamos dar-te mais informações sobre como escolher a tua potência e falar-te sobre as melhores opções para reduzir os gastos na tua fatura.

Quem escolhe a sua potência?

Os consumidores são os que definem junto a companhia a potência que desejam contratar. É possível modificar a potência segundo as suas necessidades, de forma que a última palavra é sempre tua. A lógica para escolher a potência contratada é muito simples: só tens que calcular o máximo de kW que vais exigir da tua rede elétrica ao mesmo tempo. Sabendo a cifra de kW mais alta que vais utilizar na tua rede elétrica, saberás, também, quanta potência necessitarás contratar. Lembra-te, apenas, que, caso exijas mais do que foi estabelecido, a tua rede elétrica pode “vir abaixo”.

Os eletrodomésticos

Na hora de escolher e contratar a potência elétrica devem-se ter em conta diversos fatores. É importante considerar, por exemplo, a quantidade de eletrodomésticos que são utilizados no dia-a-dia.
Que a tua casa seja grande ou pequena não interfere tanto quanto o número de eletrodomésticos utilizados. Por exemplo, o que marca a diferença é se o aquecimento é elétrico ou não.

Potência contratada

Quanto maior for a tua potência contratada, maior será o importe fixo que pagarás a cada mês. Por isso mesmo, reduzir uma potência desnecessariamente alta é uma das grandes estratégias para diminuir a sua fatura.

Menos potência nem sempre significa mais economia

Reduzir a potência pode trazer economia; porém, viver no limite da potência pode ser bastante incômodo, e solicitar novamente uma subida de potência custa dinheiro. Assim, a depender da tua situação, a economia por baixar a potência pode anular-se ou inclusive sair mais cara caso precises de um novo aumento na potência.

Pode ter dois potenciais diferentes

Uma boa possibilidade é ter duas potências distintas: uma para as horas menos baratas e outra para as horas mais baratas. Isso significa que, a depender da franja horaria, pagarás menos ou mais euros por cada kW de potência contratada.
Na Nabalia Energia, oferecemos assessoria energética com profissionais qualificados para solucionar todas as dúvidas sobre como contratar a potência energética adequada às suas necessidades e, além disso, economizar na tua fatura a cada mês.