Principais dúvidas na hora de adquirir a energia solar

A energia solar é uma das energias renováveis em que mais se investe em Portugal. Porém, na hora de adquirir essa energia, surgem algumas dúvidas. Tentaremos respondê-las agora.
29 de nov. de 2022
Principais dúvidas na hora de adquirir a energia solar
As energias limpas são energias renováveis. Em outras palavras, são energias que não emitem substâncias causadoras de poluição ambiental. Conheça um pouco mais sobre as 3 categorias de energias renováveis.
A energia solar é uma energia renovável que a cada dia se torna mais frequente nas residências, prédios comerciais, empresas e outros. Porém, ainda é um assunto que traz várias dúvidas tanto para os utilizadores quanto para aqueles que fazem este investimento de instalar energia solar no local onde moram ou trabalham. Por isso, reunimos aqui as perguntas mais comuns sobre energia solar.
Lembre-se que existem dois tipos de energia solar, provenientes das usinas Termo solares e das usinas fotovoltaicas.

Qual a diferença entre os dois tipos de energia?

  • Usinas termo solares utilizam o calor emitido pelo sol
  • Usinas fotovoltaicas geram energia elétrica através de placas solares e usam as frequências de luz solar

Qual a diferença entre painel solar e placa solar?

Placa solar é o nome que se dá ao termo técnico módulo fotovoltaico. A placa é apenas uma unidade, enquanto o painel é o conjunto de placas solares. Lembra-te de que quando estiver a falar da placa solar representa apenas uma unidade.

Quanto custa a energia solar?

Claro que o custo de painéis solares depende da necessidade de consumo de energia do comprador. Além disso, as características do imóvel podem também interferir no valor do orçamento. Por isso, o preço pode variar bastante. Para aqueles que não querem realizar um investimento alto no momento, a Nabalia Energia trabalha com renting de placas solares. Assim, o teu custo de investimento inicial diminuirá bastante.

Qual é a periodicidade com que deve ser feita a manutenção do sistema?

A manutenção das placas solares deve ser feita duas vezes ao ano. Como as placas estão expostas o tempo todo ao ar livre, chuvas e ventos mais fortes podem danificá-las. Por isso, é importante realizar semestralmente a manutenção.

É possível instalar o sistema fotovoltaico em edifícios comerciais e residenciais?

Sim, é possível. Se no topo do prédio existe uma área comum onde podem ser instaladas as placas solares, o resto não será o problema. O mais importante é verificar as regras do edifício para a instalação.

Acabou a energia no bairro, o sistema continua a funcionar?

Depende. Se não houver nobreak, as baterias solares conseguem alimentar energeticamente o imóvel.

O sistema solar faz barulho?

Não. O sistema é silencioso.
De facto, a energia solar é uma excelente opção de fonte de energia que contribui com o meio ambiente. Na Nabalia Energia, somos extremamente conectados com energias renováveis. Entra no nosso site e vem conhecer as nossas vantagens para o teu negócio.