Tudo o que precisa de saber para compreender o que significa um preço máximo para o gás e como isso irá afetar a sua fatura

A 14/05/2022, o Governo publicou o DL 33/2022. A medida aprovada consiste, em termos gerais, em fazer um ajustamento ao custo de produção da energia elétrica, para que o preço de compra de eletricidade no mercado grossista (OMIE) possa ser reduzido, de acordo com as previsões do próprio Governo, para aproximadamente 130 euros/MWh.

O que é que isto significa exatamente?

A aplicação deste mecanismo de ajustamento terá o resultado prático de limitar o preço do gás utilizado pelas centrais térmicas nos seus processos de produção de eletricidade, de tal forma que, quando fazem ofertas para venda no OMIE, os preços serão mais baixos, contribuindo não só para a redução do preço a que a electricidade é vendida aos consumidores, mas também da volatilidade que tem sido experimentada nos últimos meses.

Como irá afetar o preço da eletricidade?

Estima-se que o preço da eletricidade no mercado grossista irá baixar, de acordo com as previsões governamentais, entre 25% e 35%.

A minha fatura de eletricidade vai diminuir?

A fatura de eletricidade dos clientes indexados será reduzida automaticamente.
Os clientes com um preço fixo que assinaram contrato APÓS 26/4/22 poderão beneficiar desta redução na sua fatura de eletricidade desde já, e os clientes de preço fixo com um contrato ANTES de 26/4/22 beneficiarão progressivamente à medida que os seus contratos terminarem.