Rotulagem energia

Emissões

Emissões específicas 2019 CO2

Emissões específicas do comercializador 0,173 kgCO2/kwh.

IMPACTES AMBIENTAIS

A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizada por todos nós e que se tornou vital para o nosso dia-a-dia.

Dada a nossa dependência e a crescente procura, recorremos a diversas fontes, principalmente através de fontes renováveis e emitentes, com impactes no ambiente de acordo com a fonte de energia primária utilizada.

FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA EMITENTES

Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)
A valorização energética dos resíduos urbanos, por incineração com captação de energia, contribui com impactos associados, desde a recolha e transporte dos resíduos, por emissões atmosféricas e ruído relacionados aos veículos de transporte, e emissões de CO2 geradas no próprio processo de incineração, acentuadas pelo baixo poder calorífico dos RSU e a baixa eficiência de produção.

Cogeração Fóssil, Gás Natural, Carvão, Diesel e Fuel

A produção de energia de origem térmica, por Cogeração Fóssil, resulta da queima de combustíveis fósseis, nomeadamente: gás natural, carvão, diesel e fuel.

Apresentam impactos desde as fases de operação, extração, transporte e refinação dos combustíveis fósseis, entre outros, a elevada libertação de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx) e óxidos de enxofre (SOx), juntamente com partículas em suspensão e os metais pesados, que densificam o efeito de estufa com impacto no aquecimento global, ocorrência de chuvas ácidas, degradação do solo, das zonas costeiras e dos ecossistemas marinhos, extinção das reservas existentes, intrusão visual e ruído.

Nuclear

Apesar de não ser gerada energia elétrica, em território nacional, por via nuclear, existe importação desde Espanha. A geração da energia elétrica, por via nuclear, apresenta alguns impactes ambientais bastante significativos, nomeadamente, a poluição térmica e radioativa das águas de refrigeração, perda de biodiversidade provocado pelas emissões radioativas, degradação do solo devido à extração de combustíveis nucleares, a produção de resíduos radioativos e, inclusive, os impactos visuais gerados pelas infraestruturas de produção.

FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA RENOVÁVEL

Eólica

Pese embora os impactes ambientais associados à produção de energia eólica sejam reduzidos e localizados, verificam-se ao nível do ruido, intrusão visual e alterações nos ecossistemas, em especial, na avifauna.

Hídrica

A exploração deste recurso é efetuada a partir de aproveitamentos de fio de água, de menor dimensão, e de grandes aproveitamentos hidroelétricos (com albufeira). Em qualquer um deles ambos poderá verificar-se o desvio do caudal do rio para ser turbinado, constituindo uma importante intrusão da paisagem. Os grandes aproveitamentos hidroelétricos geram também impactos ambientais de maior dimensão, que podem causar alterações importantes nos sistemas ecológicos a montante e a jusante.

Cogeração renovável

A produção de energia elétrica e térmica por cogeração de recursos renováveis, em comparação com a cogeração convencional, apresenta uma diminuição significativa dos impactos ambientais associados, nomeadamente a redução das emissões de gases poluentes e causadores do efeito de estufa, em particular do CO2.

Geotermia

Dependendo do local da instalação e da tecnologia utilizada, os impactes estão principalmente associados aos resíduos sólidos, poluição térmica ou química de águas superficiais/subterrâneas, ruído, aumento da sismicidade. No entanto, são mínimos, comparativamente aos impactes associados às tecnologias convencionais de produção de energia termoelétrica.

OUTRAS RENOVÁVEIS

Solar: embora sejam poucos, estão essencialmente relacionados com os impactes visuais, associados à ocupação de áreas relativamente extensas, e com o processo e materiais utilizados para a produção das células fotovoltaicas e seu desmantelamento.

Biomassa: os impactos associados podem ser em maior ou menor escala, dependo do modo como é feita a sua exploração, podendo, em muitos casos, corresponder à destruição total da vegetação, com impactes ecológicos expressivos no ecossistema terrestre.

Biogás: pelo facto da produção do biogás ser, essencialmente, a partir de áreas de atividade, tais como, do setor agropecuário, da indústria agroalimentar, das ETARs e do tratamento de resíduos, os impactes ambientais não devem ser exclusivamente afetos à produção de eletricidade, mas também às atividades a montante.

Ondas e maremotriz: a localização das centrais offshore e onshore, apresentam impactos ambientais visuais e de alteração do meio envolvente, nomeadamente na paisagem e habitats.

A energia elétrica fornecida pelo seu comercializador foi produzida a partir das seguintes fontes de energia primária:

Emissöes especificas 2019

Obrigado pela tua mensagem. Foi enviada.

Em conformidade com o estabelecido na legislação em vigor em matéria de Protecção de Dados de Carácter Pessoal, informamos que os seus dados serão incorporados no sistema de tratamento de titularidade da Propensalternativa Unipessoal, Lda (“Nabalia”), com NIPC 513492097 e sede na Avenida do Forte, n.º 8, Fracção 1N 2790-072 Carnaxide, Portugal, com a finalidade de responder às suas questões e remeter-lhe comunicações comerciais que possam ser do seu interesse.

Em cumprimento da legislação aplicável, a Nabalia informa que os dados serão conservadores durante o período de tempo estritamente necessário para cumprir com as disposições acima referidas.

Até comunicação em contrário, consideraremos que os seus dados não foram modificados, que você se compromete a informar-nos de qualquer alteração aos mesmos e que temos o seu consentimento para os utilizar para as mencionadas finalidades.

A Nabalia informa que procederá ao tratamento dos dados de forma lícita, leal, transparente, adequada, pertinente, limitada, exacta e actualizada. Nessa sequência, a Nabalia compromete-se a adoptar todas as medidas razoáveis para que os dados que sejam inexactos possam ser suprimidos ou rectificados de forma imediata.

De acordo com os direitos que lhe são conferidos pela legislação vigente em matéria de protecção de dados, poderá exercer os direitos de acesso, rectificação, limitação de tratamento, supressão e oposição ao tratamento dos seus dados de carácter pessoal, bem como do consentimento prestado para o tratamento dos mesmos, comunicando o seu pedido para o endereço acima indicado ou para o seguinte endereço electrónico: info@nabaliaenergia.com.

Além disso e de acordo com o estabelecido no artigo 21º da “Ley 34/2002, de 11 de julho, de Servicios de la Sociedad de la Información y de Comercio Electrónico”, solicitamos também o seu expresso consentimento para que possamos remeter-lhe publicidade sobre os nossos produtos ou promoções que considerarmos serem do seu interesse, a qual poderá ser remetida por correio electrónico ou por qualquer outro meio equivalente de comunicação electrónica.

Informamos que pode revogar, a qualquer momento, o consentimento prestado para a recepção de comunicações comerciais, bastando para o efeito enviar um e-mail para o seguinte endereço electrónico: info@nabaliaenergia.com. Poderá também dirigir-se à competente Autoridade de Controlo para apresentar reclamação que considere oportuna.

 

Scroll Top