8 hábitos que o farão economizar energia em casa

Pequenas mudanças no hábito podem ajudar a economizar na tua fatura de energia.
8 hábitos que o farão economizar energia em casa
Às vezes, nos perguntamos, como podemos economizar energia para reduzir o custo da nossa fatura. Ainda que não seja uma tarefa fácil, aqui vamos dar algumas dicas.
Existem muitas formas de conseguir uma economia de energia elétrica significativa na fatura final. Por um lado, prestar atenção aos pequenos detalhes das nossas tarefas quotidianas, pode ser uma boa forma de começar.
Por outro lado, a melhor forma de economizar é verificar se a potência contratada é a correta ou é superior, isso pode encarecer a fatura. Também será importante que tenhas em conta as condições oferecidas pela tua companhia atual. Ajusta-se adequadamente ao teu padrão de consumo. Ao contrário, busca outra companhia elétrica, isso pode trazer melhores condições e resultados.

Como conseguir uma economia de energia elétrica?

Como já havíamos dito, neste artigo vamos centrar-nos na economia de energia desde o ponto de vista das ações quotidianas que realizamos. Assim, a economia financeira e por tanto energética será incrementada.

1- Mude as tuas antigas luzes convencionais por iluminação LED.

Ainda que possa parecer um gasto inicial elevado, o dia a dia demonstrará que mudar a iluminação LED só trará vantagens. Para iniciar, a sua inversão logo será compensada porque a redução dos gastos no recibo serão notáveis. O material fará com que a sua durabilidade e a sua resistência alarguem a sua vida útil e, além disso, estará a contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente, pois a iluminação LED, ao estar fabricada com componentes não contaminantes, fará que o seu uso seja responsável com o planeta.

2- Aproveite ao máximo as horas de luz natural.

Tanto se a tua instalação de luz está composta por luzes convencionais como se está por iluminação LED, uma das melhores maneiras de economizar na iluminação será aproveitar tudo o que seja possível da luz natural. Levante as persianas e deixe que os raios de luz iluminem o teu lar! Já sabes que para economizar na luz a melhor maneira é não acendê-la, assim conseguirá, além de economizar ao ter as luzes apagadas, aquecer a casa de maneira natural.

3 - Cuidado com o stand by.

O famoso "stand by" também é chamado "vampiro energético" dos eletrodomésticos, supõe um acréscimo importante do consumo na fatura final. Com um gesto tão simples como desconectar por completo aqueles dispositivos que ficam em modo stand by, conseguirá uma economia de até 231 kWh ao ano. Uma alternativa eficiente para desenvolver esta prática é conectar a uma mesma tomada de extensão aqueles aparelhos que podem permanecer em stand by, de tal modo que ao apagar o botão da tomada desconectará toda a corrente.

4 - Não manter o frigorífico aberto por muito tempo.

Abrir as portas do frigorífico e do congelador somente quando for preciso e ter claro o que queremos pegar para não mantê-las abertas enquanto pensamos. Desse modo, evitaremos uma sobrecarga energética dos equipamentos para recuperar a temperatura ideal e ainda contribuiremos para a economia da energia elétrica.

5 - Escolhe dispositivos com etiquetas energéticas A++ ou A+++.

Se pensas em mudar algum eletrodoméstico considere a sua etiqueta energética. Esta é uma forma de economizar significativamente no consumo. Os dispositivos com etiquetas A++ e A+++ apresentam um consumo menor e por tanto uma eficiência energética maior.

6- Use a máquina de lavar roupa e a secadora quando estiverem completamente cheias.

Quantas vezes utilizamos a máquina de lavar roupa ao longo da semana? Normalmente, esse eletrodoméstico como a lava loiça são os mais usados e também os que mais consomem energia. Por isso, somente ligá-los quando estejam cheios e evita colocar tempos longos e temperaturas altas.

7- Revisão periódica de dispositivos.

Ao realizar manutenção regular dos aparelhos elétricos, evita futuros esforços da parte energética e o possível desgaste dos mesmos, além de elevar o seu consumo.

8- Apagar fogões antes de finalizar o cozimento.

Na cozinha, apagar o fogão e o forno antes de acabar o cozimento pode reduzir o consumo da eletricidade ao aproveitar o calor residual que se gera para terminar o cozimento. Estes são alguns dos conselhos a ter em conta sobre os nossos hábitos diários para economizar energia na nossa casa. A economia de energia elétrica, além de contribuir para a melhoria da nossa economia, também impacta diretamente no cuidado com o nosso planeta.
Gostou das dicas? Lê mais em nosso blog novas sugestões para economizar em tua fatura de luz.