Onde carregar o teu veículo eléctrico?

Já tens um veículo eléctrico? Ou és daqueles que ainda não adquiriste um porque pensas que não existem pontos de carregamento suficientes?
17 de jun. de 2020
Onde carregar o teu veículo eléctrico?
Já tens um veículo eléctrico? Ou és daqueles que ainda não adquiriste um porque pensas que não existem pontos de carregamento suficientes?
Se pertences ao segundo grupo, podemos informar-te que segundo os dados actualizados no passado mês de Janeiro pela MOBI.E (Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Eléctrica), existem actualmente cerca de 1250 pontos de carregamento públicos em Portugal.
Estes pontos de carregamento de veículos eléctricos estão identificados num mapa elaborado e gerido pela MOBI.E
As estações de carregamento públicas encontram-se repartidas por todos o território nacional continental e ilhas.

Situação actual dos veículos eléctricos na Europa e em Portugal

No nosso país a venda de carros eléctricos alcançou em Maio deste ano 273 vendas, sendo que no período compreendido entre Janeiro e Maio de 2020 foram vendidos em Portugal 3.242 veículos eléctricos, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Com a finalidade de reduzir as emissões de CO2 no nosso país, o governo estabeleceu um objectivo de um milhão e duzentos mil veículos eléctricos em 2030, será atingido?
Se tivermos em consideração o número de carros eléctricos com bateria no continente europeu o número já ultrapassa as 365.000 unidades.
O aumento do parque automóvel eléctrico acompanha o crescimento dos pontos de carregamento. Actualmente, segundo o mapa interactivo disponibilizado pela Electromaps e que indica as estações existentes em todo o mundo, em Portugal existe um total de 2126, concentrados nas principais cidades como Lisboa e Porto embora possamos percorrer o país carregando o nosso carro.
No que respeita aos carros a gasóleo, a sua venda continuou a decrescer no ano de 2019 situando-se nas 127.533 unidades, ao contrário dos carros a gasolina que aumentaram as suas vendas as quais se situaram nas 110.215 unidades.

Tipos de estações de carregamento de veículos eléctricos

Todos os pontos existentes no nosso país classificam-se consoante o tipo de carregamento. Este pode variar de acordo com a potência e intensidade da corrente ou o tempo necessário para lograr um carregamento completo. Classificam-se em:

  • Posto de carregamento normal: entre 6 e 8 horas.
  • Posto de carregamento semi-rápido: 1 hora.
  • Posto de carregamento rápido: 30 minutos aproximadamente.

A autonomia dos veículos é um tema recorrente e as empresas esforçam-se cada vez mais em produzir baterias mais duradouras, no entanto, esta eventual contrariedade – determinante na hora de decidir na aquisição de um carro com estas características – fica resolvida com a existência de pontos de carregamento em número e proximidade suficiente.
Existem pontos de carregamento públicos e privados e são cada vez mais os utilizadores que os instalam nas suas próprias garagens para maior comodidade. Para além disso, já podemos encontrar no mercado tarifas muito competitivas para este modelo.
A Nabalia Energia fornece pontos de carregamento eléctrico e pratica tarifas adaptadas a estas necessidades. Contacta-nos e nós prestaremos toda a informação, sem qualquer compromisso.