Conselhos para que a tua PME seja sustentável

Ter um negócio sustentável significa que produz um bem ou serviço tendo em consideração a capacidade do planeta para gerar recursos bem como outras questões sociais do ambiente em que actua.
1 de jul. de 2020
Conselhos para que a tua PME seja sustentável
No caminho que deve ser percorrido até atingir a sustentabilidade das PMEs e de todos os agentes que têm impacto a nível ambiental no mundo são vários os aspectos chave a ter em consideração e nos quais trabalhar para que o teu negócio esteja em harmonia com a capacidade do nosso planeta.
Hoje, na Nabalia Energia, vamos identificar estes aspectos chave e a forma como podemos implementar na nossa PME as medidas que a tornarão em compliance com as normas de eficiência energética vigentes
Para além das vantagens no meio ambiente resultantes das várias medidas que se podem adoptar, as empresas que implementam a eficiência energética como um princípio básico e que tenham em consideração a Responsabilidade Social Corporativa são mais reconhecidas.
A responsabilidade social corporativa rege as diferentes actuações em matéria social, económica e ambiental, entre outras, que determinada organização implementa para o desenvolvimento do ambiente em que opera.

Consumo energético

Os recursos energéticos são, provavelmente, os mais consumidos pelas PMEs. Pode variar consoante a actividade a que se dedicam ou a dimensão da mesma, mas por natureza, os negócios são grandes consumidores de energia.
Será neste ponto que podemos obter resultados mais satisfatórios ao implementar medidas sustentáveis. Vejamos algumas:

  1. É apenas necessário analisar os recibos de electricidade, água e gás —principais fornecimentos— para avaliar o teu consumo, em que horas do dia se concentra e se a tua potência é adequada às tuas necessidades. Em função destas variáveis poderás tomar uma decisão a respeito de alterar a potência, mudar de tarifa ou, inclusive, de comercializadora de energia. Neste caso, a Nabalia Energia oferece-te a possibilidade de um assessor energético analisar os teus recibos, de forma gratuita, e propor-te uma solução de poupança efectiva e duradoura. Para o efeito podes contactar aqui.
  2. Observa atentamente todos e cada um dos processos produtivos necessários para a produção do bem ou prestação do serviço e analisa em que etapas se pode optimizar o procedimento e se todos **os materiais utilizados não representam um perigo para a saúde do planeta]].

Outras medidas responsáveis

  1. Informatiza todas as funções administrativas do teu negócio. De uma vez por todas, adeus papel e utiliza as várias aplicações que existem actualmente para nos ajudar a organizar tarefas bem como a evitar a impressão de documentos que podem facilmente ser alojados e consultados na cloud.
  2. Estabelece um plano de acção cujo objectivo seja seguir rumo à sustentabilidade da tua PME. Fixa metas e prazos para alcançá-los, assim será mais fácil apostar no desenvolvimento sustentável e fazer da tua empresa uma organização com um impacto positivo em todas os domínios do ambiente onde desenvolve a sua actividade.

A Organização das Nações Unidas estabeleceu vários programas que apoiam as empresas na adopção de medidas sustentáveis. Um deles é o Pacto Mundial ao qual aderiram mais de 10400 empresas e que promove práticas destinadas a alcançar “um conjunto de valores fundamentais nas áreas dos direitos humanos, normas laborais, meio ambiente e anticorrupção”. Trata-se de uma ampla rede de negócios que trabalham em conjunto para alcançar um mundo melhor através da responsabilidade social corporativa
Com as poupanças alcançadas a nível energético resultantes da optimização dos teus fornecimentos podes melhorar de forma contínua a tua PME, investindo em formação para as pessoas que trabalham contigo, em sistemas de automatização que optimizam a energia consumida nos processos produtivos ou, também, apoiando projectos sustentáveis relacionados com a tua área de actuação.