Hoje, na Nabalia Energia, vamos identificar estes aspectos chave e a forma como podemos implementar na nossa PME as medidas que a tornarão em compliance com as normas de eficiência energética vigentes
Para além das vantagens no meio ambiente resultantes das várias medidas que se podem adoptar, as empresas que implementam a eficiência energética como um princípio básico e que tenham em consideração a Responsabilidade Social Corporativa são mais reconhecidas.
A responsabilidade social corporativa rege as diferentes actuações em matéria social, económica e ambiental, entre outras, que determinada organização implementa para o desenvolvimento do ambiente em que opera.
Os recursos energéticos são, provavelmente, os mais consumidos pelas PMEs. Pode variar consoante a actividade a que se dedicam ou a dimensão da mesma, mas por natureza, os negócios são grandes consumidores de energia.
Será neste ponto que podemos obter resultados mais satisfatórios ao implementar medidas sustentáveis. Vejamos algumas:
A Organização das Nações Unidas estabeleceu vários programas que apoiam as empresas na adopção de medidas sustentáveis. Um deles é o Pacto Mundial ao qual aderiram mais de 10400 empresas e que promove práticas destinadas a alcançar “um conjunto de valores fundamentais nas áreas dos direitos humanos, normas laborais, meio ambiente e anticorrupção”. Trata-se de uma ampla rede de negócios que trabalham em conjunto para alcançar um mundo melhor através da responsabilidade social corporativa
Com as poupanças alcançadas a nível energético resultantes da optimização dos teus fornecimentos podes melhorar de forma contínua a tua PME, investindo em formação para as pessoas que trabalham contigo, em sistemas de automatização que optimizam a energia consumida nos processos produtivos ou, também, apoiando projectos sustentáveis relacionados com a tua área de actuação.