Assessor energético, quais são as suas funções?

As funções de um assessor energético e os benefícios em contar com uma assessoria energética.
Assessor energético, quais são as suas funções?
É comum que, às vezes, nos sintamos perdidos em questões energéticas. Que companhia elétrica escolher? Que tarifa ajusta-se melhor às nossas necessidades? Como economizar energia em casa sem renunciar a um bom serviço? E várias outras perguntas que podem ser respondidas pelos gestores energéticos.
Mas, o que é um assessor energético?
É um profissional da energia que tem como missão principal aconselhar o consumidor neste quesito.
O gestor energético tem conhecimento prévio do mercado das energias. Por isso, ele tem total capacidade de orientar um utilizador sobre consumo de energias, companhias elétricas, tipos de tarifas e muni-lo de todas as informações necessárias para tomar qualquer decisão.

O que faz um assessor energético?

Como função principal, o gestor energético, além de auxiliar o cliente sobre venda de energia e ofertas existentes no mercado, tem que orientá-lo nos processos energéticos. Quer dizer, guiar o consumidor nos trâmites a realizar para obter sempre as melhores condições e serviços. É um profissional que após realizar diferentes estudos e análises, conhece perfeitamente como é o consumo de energia do seu cliente. Por esse motivo a sua tarefa é colocar à disposição do utilizador todas as ferramentas que disponha para conseguir uma economia financeira e energética.
Nesse sentido, conseguir lares eficientemente energéticos é a sua responsabilidade. Eles sempre informarão as alternativas viáveis para uma economia efetiva na fatura final da luz, sem haver renúncia a um rendimento ótimo dos dispositivos elétricos.
Na tarefa de conseguir o melhor preço e as melhores condições para o utilizador, o gestor energético sempre oferecerá todas as alternativas possíveis tendo em conta a normativa vigente e ajustando as práticas a estas.

Que vantagens têm em contar com um assessor energético?

Uma das principais vantagens que se têm ao contar com um gestor energético na hora de tomar decisões no quesito energia é a economia tanto financeira como energética que consegue-se fazer.
Deste modo, os utilizadores que contratam os serviços de um assessor desfrutarão de uma maior economia na fatura de luz.
Além de uma economia efetiva na fatura de luz, colocará à disposição do consumidor todo o conhecimento necessário para instruí-lo sobre o seu consumo elétrico para ser totalmente eficiente e respeitoso com o meio ambiente.
O consumidor sempre terá a certeza de que tudo o que rodeia o seu gasto energético estará sempre dentro dos marcos da legalidade vigente nesse aspeto.
Por último, e não menos importante, o utilizador terá a seu alcance toda a atualidade referente ao mercado energético para que sempre possa escolher as melhores tarifas e os melhores serviços energéticos.
Queres saber mais sobre assessores energéticos? Contacta-nos na Nabalia, temos uma equipa preparada para te atender.