Assessor energético, quais são as suas funções?

As funções de um assessor energético e os benefícios de contar com uma assessoria energética. Vê as vantagens de buscar uma assessoria energética.
16 de ago. de 2022
Assessor energético, quais são as suas funções?
É comum que, às vezes, sintamo-nos perdidos em relação a questões energéticas. Qual companhia elétrica escolher? Que tarifa ajusta-se melhor às nossas necessidades? Como economizar energia em casa sem renunciar a um bom serviço? Essas e várias outras perguntas podem ser respondidas pelos gestores energéticos.
Mas, afinal, o que é um assessor energético? É um profissional da energia que tem como principal missão aconselhar o consumidor.
O gestor energético tem conhecimento prévio sobre o mercado das energias. Por isso, ele tem total capacidade para orientar um utilizador sobre consumo de energias, companhias elétricas e tipos de tarifas, munindo-o de todas as informações necessárias para tomar qualquer decisão.

O que faz um assessor energético?

O gestor energético, além de auxiliar o cliente sobre venda de energia e ofertas existentes no mercado, tem que orientá-lo nos processos energéticos. Em outras palavras, deve guiar o consumidor nos trâmites a serem realizados para que se obtenham sempre as melhores condições e serviços.
É um profissional que, após realizar diferentes estudos e análises, sabe perfeitamente como é o consumo de energia do seu cliente. A sua tarefa é colocar à disposição do utilizador todas as ferramentas necessárias para conseguir uma economia financeira e energética.
Tornar os lares eficientemente energéticos é a responsabilidade dos assessores energéticos. Eles sempre informarão as alternativas viáveis para uma economia efetiva na fatura final da luz, sem prejuízo ao rendimento dos dispositivos elétricos.
Na busca pelo melhor preço e pelas melhores condições para o utilizador, o gestor energético sempre oferecerá todas as alternativas possíveis — observadas, é claro, as normas vigentes.

Que vantagens há em contar com um assessor energético?

Uma das principais vantagens obtidas pela presença de um gestor energético na hora de tomar decisões é a economia — tanto financeira como energética — que se consegue obter. Isso significa que utilizadores que contratam os serviços de um assessor desfrutarão de uma maior economia na fatura de luz.
Além de uma economia efetiva na fatura de luz, o gestor colocará à disposição do consumidor todo o conhecimento necessário para instruí-lo sobre o seu consumo elétrico, de forma que este seja totalmente eficiente e respeitoso para com o meio ambiente.
O consumidor sempre terá a certeza de que tudo o que rodeia o seu gasto energético está sempre dentro dos marcos da legalidade vigente.
Por último, e não menos importante, o utilizador terá a seu alcance toda a atualidade referente ao mercado energético. Dessa forma, poderá sempre escolher as melhores tarifas e os melhores serviços energéticos.
Queres saber mais sobre assessores energéticos? Contacta-nos na Nabalia. Temos uma equipa preparada para te atender.