Comercialização de excedentes de painéis solares

Será que compensa a comercialização de excedentes de energia solar? Falaremos das etapas do processo de venda e passaremos algumas informações relevantes sobre o assunto.
7 de dez. de 2022
Comercialização de excedentes de painéis solares
Será que compensa a comercialização de excedentes de energia solar? Falaremos das etapas do processo de venda e passaremos algumas informações relevantes sobre o assunto.
A procura por instalações de energia solar cresce anualmente. Sempre posterior à decisão de investir em placas solares vem a famosa pergunta sobre a venda de excedentes dos painéis: será que isso compensa? Vamos passar algumas informações relevantes sobre o assunto.
Em Portugal, a venda de excedente de painéis solares é permitida. Portanto, vale a pena entender se tal prática realmente compensa. Uma particularidade sobre o tema é que painéis solares não produzem a mesma quantidade de energia todos os dias. Isso quer dizer que a unidade de produção para autoconsumo (UPAC) não é a mesma. Dado isso, entendemos que não teremos nem o mesmo consumo e nem a mesma produção de energia. Lembra-te que quando estamos fora de casa ou fora da empresa, não estamos a consumir a energia da mesma forma que estaríamos se estivéssemos presentes no local. Além disso, a intensidade dos raios solares não é a mesma todos os dias, portanto a quantidade de energia é variável.

Como funciona a venda de excedente?

Como a produção é incerta, às vezes a energia gerada pode ser insuficiente para a procura do dia, e precisaremos recorrer à rede elétrica. Por outro lado, quando a produção é superior, geramos os excedentes para a venda. A seguir, citaremos os 5 passos principais para a comercialização de excedentes de painéis solares.

Passo 1: Instalar

É preciso instalar painéis que tenham uma produção superior a 350 W.

Passo 2: Registar

Após a instalação é necessário o registo. É preciso cadastrar os painéis na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), entidade reguladora para essa atividade. O registo também pode ser feito através das empresas que comercializam os painéis. Esse caminho diminui um item da lista de atividades para a comercialização de excedentes e, assim, pode facilitar o processo.

Passo 3: Solicitar o CPE de produtor

Para vender, será necessário solicitar o teu Código de Ponto de Entrega (CPE) de produtor, que difere do CPE que normalmente vem na tua fatura.

Passo 4: Buscar um comprador

O próximo passo será a busca de uma empresa que queira comprar a tua energia excedente. Uma lista de compradores localizados em Portugal está disponível no site da Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE).

Passo 5: Preencher os dados e vender os excedentes

Por último, é necessária a formalização do processo de venda que se inicia com o envio de dados e preenchimento de formulários.
No geral, esses são os passos para conseguir vender os seus excedentes.

Qual é a expectativa de ganhos reais com a venda?

Essa é uma conta complicada porque, conforme dito no início do texto, a venda de excedentes depende da produção menos o consumo gerado pelo o local. Será necessário calcular o valor excedente de energia com a quantidade vendida. Esse valor depende da negociação realizada. Uma dica que pode ajudar a manter os excedentes é instalar uma bateria, pois ela armazenará o excedente dos seus painéis para ser usado após o pôr-do-sol.
Queres saber mais? Na Nabalia temos consultores preparados para te ajudar com informações importantes sobre energia solar. Contacta-nos!