Como buscar os melhores preços kWh em Portugal

Os preços do kWh podem variar bastante entre as companhias elétricas em Portugal. Abordaremos, a seguir, tudo sobre como buscar os melhores preços de kWh.
22 de nov. de 2022
Como buscar os melhores preços kWh em Portugal
Com a liberação do mercado energético em 2006, há várias companhias em Portugal que definem diferentes preços de KWh. Sabemos que a busca do melhor preço em Kwh não é fácil. Por isso, vamos tentar ajudá-lo a entender o preço do KWh. Lembra-te que o kWh é a unidade de medida Kilowatt-hora, e que o preço da tarifa é baseado em seu custo.
O pool de eletricidade — ou mercado grossista — estabelece o custo da eletricidade, no qual tanto os produtores quanto as comercializadoras intervêm. Isso significa que o pool fixará o preço da luz a cada hora do dia a depender da oferta e da procura.
Com a Guerra da Ucrânia, há alguns efeitos no preço do gás e da energia elétrica em Portugal e Espanha. Esse valor aumentou, pois há um desequilíbrio na lei de oferta e procura de energia. A Rússia é o principal exportador de gás natural da Europa.
Devido às recessões comerciais entre a Rússia e a Europa, a exportação dessa energia fica restrita, de forma a gerar mais procura do que oferta. Isso ocasiona uma subida nos preços no mercado grossista e, por consequência, uma crise energética. Além disso, a energia elétrica é vendida para os seus consumidores em preço fixo ou flutuante.

Qual é o impacto da crise energética nas tarifas fixas e indexadas?

Com o preço fixo, o usuário contrata um valor pré-definido do kWh durante um período determinado. Tanto o preço da energia quanto o preço da potência ficam sujeitos à variação administrativa publicada na OMIE.
Com o preço indexado, paga-se um preço flutuante pela energia elétrica consumida em função do valor de compra da energia no mercado maiorista. Adicionalmente, paga-se um pequeno fee ou comissão pela gestão de intermediação realizada pela comercializadora.
O impacto da Guerra no preço da energia elétrica impulsiona os países a investirem cada vez mais em energia renováveis, de forma a buscar soluções mais sustentáveis para adquirir energia e mais independência no fornecimento de energia elétrica.
Como Portugal é um mercado livre, há várias companhias que comercializam o KWh. Nesse cenário, o importante é investigar o melhor custo de KWh. Porém, o menor custo do KWh não é o único sinal de economia. Quando fechar uma tarifa, precisas verificar o valor das taxas cobradas para sua comercialização. Portanto, leia com atenção os encargos estipulados nos planos de tarifa contratados.
Na Nabalia Energía contamos com total transparência em nossos planos. Entra em contacto com a nossa equipa de profissionais preparados para te ajudar. Vê também no nosso site soluções que se adequam ao teu consumo e ao teu orçamento.