A fatura é o documento que a empresa de eletricidade envia à casa periodicamente; nela, aparece a cobrança total pelo fornecimento de energia, especificados cada um dos conceitos que a compõem. No entanto, nem tudo que pagamos à comercializadora de energia corresponde ao teu consumo direto de eletricidade.
Ao calcular a conta de eletricidade, deves lembrar-te que 25% do valor equivalem a impostos aplicados à energia, enquanto 40% vão para o suprimento de custos regulados, como transporte e distribuição. Os 35% restantes referem-se diretamente ao consumo de eletricidade.
Agora, sim, vamos aprender como calcular a conta de energia elétrica. Examinemos a origem do custo de todos os seus conceitos:
Quando pagamos pela potência contratada, garantimos o direito ou a possibilidade de usufruir dela. Este custo é fixo, deve ser pago independentemente de termos usado eletricidade ou não, e é maior quanto mais energia for adquirida. Para determiná-lo, basta utilizar a seguinte equação:
kW contratado x Dias faturados x Preço do kW = Potência contratada.
Nesta seção, podemos observar o que pagamos pela quantidade de kW e o que realmente consumimos no prazo registrado na fatura. É importante ter em mente que, quanto maior o consumo, maior o valor a pagar.
Desde 1 de junho de 2021, a CNMC estabeleceu que todas as portagens de acesso têm discriminação horária. Isso significa que, se tiveres a possibilidade de fazer o maior consumo fora do horário de ponta, poderás poupar mais nas tuas próximas faturas. A equação referente a esta seção é a seguinte:
Consumo de energia em kWh x Preço da tarifa em kWh = Energia consumida
Este imposto é regulamentado pelo Governo e aplica-se tanto ao consumo como à potência. Observa a fórmula:
(Energia contratada + Energia consumida) x Imposto
Se o medidor de eletricidade que instalaste não é teu, significa que o equipamento que utilizas é de propriedade do distribuidor e que tu o alugas. Neste caso, aplica-se a seguinte equação:
N.º de dias faturados x Preço do aluguer do Metro = Aluguer do equipamento
Para pagar o IVA, será aplicado 21% à eletricidade. A conta é:
(Energia contratada + Energia consumida + Imposto sobre energia elétrica + Aluguer de equipamentos) x 21%.
Queres saber mais em que podes poupar energia? Contacta-nos na Nabalia. Temos uma equipa preparada para te atender.