Como conciliar tarifas de luz mais baratas com a sustentabilidade ambiental

Buscas tarifas de luz barata para o teu negócio? A energia limpa é uma ótima opção. A energia renovável contribui com a sustentabilidade ambiental e é um mecanismo disponível a todos. Entende, então, como o teu negócio pode economizar em energia e colaborar com o meio ambiente.
27 de dez. de 2022
Como conciliar tarifas de luz mais baratas com a sustentabilidade ambiental
Na busca por uma tarifa mais barata, pensamos apenas em alternativas momentâneas que, inicialmente, poderão até reduzir a conta da luz, mas que talvez não sejam inteligentes a longo prazo. Que tal darmos um passo além? Confere, abaixo, reflexões sobre o que é sustentabilidade ambiental e sobre como o teu negócio pode seguir um estilo de vida mais sustentável.

O que é sustentabilidade ambiental?

A preocupação com a sustentabilidade é legítima e necessária. Toda a sociedade precisa pensar em medidas que equilibrem o desenvolvimento económico, social e ambiental — o tripé da sustentabilidade. Precisamos evoluir enquanto sociedade, criando tecnologias que facilitem a vida humana sem jamais abrir mão da consciência. Metas como a redução do efeito estufa, da poluição, do lixo, do desmatamento e do aquecimento global precisam estar alinhadas com os processos internos de cada empresa.

Como reduzir a tarifa de luz e contribuir com o meio ambiente

A energia renovável promovida por painéis solares é uma solução que pode ajudar-te a economizar e colaborar com o meio ambiente. A economia da energia elétrica pode chegar a até 70%, a depender do consumo energético que tenhas. Isso é possível porque a energia renovável é mais barata do que a energia de fontes convencionais. Portanto, a escolha por uma energia limpa é um passo importante para que possamos obter economia com a eletricidade.
Para solidificar a decisão de ser sustentável, não basta uma única mudança: é preciso adotar um conjunto de medidas.

Como aplicar a sustentabilidade no meu negócio

A sustentabilidade deve ser vivenciada. Conscientizar a todos sobre a importância de um estilo de vida ambientalmente responsável é a primeira etapa para te tornares sustentável. Não obstante, deves ir mais longe: tuas ações devem abranger o tripé de desenvolvimento económico, social e ambiental.
Vê, a seguir, algumas sugestões para adotares no teu negócio:

  • Realizar reciclagem no local.
  • Promover o consumo consciente de materiais como papéis, embalagens e outros utilizados na empresa.
  • Reutilizar materiais.
  • Desenvolver políticas para reduzir o uso excessivo de recursos naturais.
  • Usar energia renovável.
  • Utilizar sistemas que aproveitem a água da chuva.
  • Reduzir as pegadas de carbono e a poluição.
  • Contribuir com a sociedade local, criando programas de educação e consciencialização sobre a importância da sustentabilidade.
  • Incentivar o uso de transportes coletivos e promover a boleia colaborativa.

Resumidamente, essas são algumas mudanças que podem ser implementadas para tornar o teu negócio um pouco mais sustentável. Contudo, esse assunto não para por aqui: a discussão é longa e profunda. Sustentabilidade é uma reflexão diária e um constante aprendizado. Sempre que possível, informa-te sobre como podes ser sustentável. No blog da Nabalia Energía há vários conteúdos sobre sustentabilidade. Entra e vê as novidades sobre o assunto.