Conselhos para economizar energia na sua vizinhança

Saiba como você e a sua vizinhança podem poupar energia.
24 de mai. de 2022
Conselhos para economizar energia na sua vizinhança
Em várias publicações fazemos recomendações sobre como poupar eletricidade em casas ou empresas. Existem diversas opções e boas práticas que podem diminuir o consumo na sua vizinhança e ajudar a reduzir a conta de eletricidade na sua comunidade.
É verdade que numa comunidade de vizinhos pensamos muitas vezes que os custos são divididos por todos e que as nossas boas práticas pouco farão para reduzir a conta final da eletricidade do condomínio. Mas isto não é bem assim, o seu comportamento com a sua capacidade de propor e promover ideias podem reduzir significativamente a conta de eletricidade da sua vizinhança.
Iremos agora descrever alguns pontos que devem ser trabalhados para impulsionar a poupança de energia.

Adotar sensores de movimento no imóvel.

Esta prática torna-se cada vez mais comum em edifícios, mas geralmente a sua utilização pode ser optimizada. Idealmente, quando os sensores de movimento são instalados, devem ser programados para serem utilizados em momentos em que a luz natural não lhe permite uma boa visibilidade. Normalmente nos andares inferiores dos prédios, a luz natural é reduzida, portanto, a luz deve ser programada para acender mais cedo do que nos andares superiores.
É também aconselhável dividir as áreas por sectores. Quando a luz for acendida no hall de entrada será acionado apenas a luz no térreo e não no mezanino ou em andares superiores.

Substituir a iluminação convencional por iluminação LED

Solicitar ou propor à associação de moradores a substituição das lâmpadas incandescentes tradicionais por iluminação LED de baixo consumo. Se os residentes concordarem em fazer este pequeno investimento, conseguirão uma redução no consumo de energia de até 80%. Além disso, a vida útil das lâmpadas LED é entre 8 e 25 vezes mais longa que as lâmpadas incandescentes.
A iluminação exterior não é um problema, também podem ser substituídas por iluminação LED, visto que existem agora opções de LED para área externa que são à prova d'água, mais resistentes à danos e iluminam bastante sem afetar a qualidade.

Comercializadores mais baratas.

Normalmente, a mudança do comercializador não é uma opção escolhida para poupar de energia, isso porque a gestão do condomínio pode ser feita por um administrador que não esteja comprometido, e atento a melhorar o custo de energia. Mas há uma opção que pode ajudar a promover a economia de energia no seu condomínio, o pedido de uma cotação de fornecedores de eletricidade. A forma mais fácil e rápida de promover esta iniciativa é buscar um assessor de eletricidade para que ele possa fazer uma comparação exata ou uma estimativa de custo. Ele informará se existe realmente uma poupança significativa ou não ao mudar de comercializador.

Optimização da potência contratada

Outra opção que pode ajudar a poupar energia é garantir que a potência contratada é realmente necessária para o consumo.
Em muitos casos, os vizinhos ou o administrador da propriedade desconhecem esse valor e ao baixar a potência contratada não reduzem a conta de eletricidade. É aconselhável baixar a potência contratada desde que tenha certeza da real necessidade do imóvel para não ocorrer o custo excedente. Esta informação pode ser gerida com os dados fornecidos pelos medidores de potência. Em conclusão, a coisa mais conveniente a ser feita é realizar uma auditoria energética.
Na Nabalia Energía temos uma rede de assessores energéticos distribuídos por todo o país para oferecer este serviço sem custos e sem obrigações. Após receber o estudo energético do assessor, os condóminos escolherão a opção que mais se adapta à poupança esperada.