Eficiência energética no setor imobiliário

Precisamos ter certeza de que não desperdiçamos energia e dinheiro em coisas das quais não precisamos. Este artigo vai ensinar-te como economizar energia e dinheiro fazendo algumas mudanças no teu imóvel.
13 de dez. de 2022
Eficiência energética no setor imobiliário
O sector energético e o sector imobiliário têm buscado alinhar-se cada vez mais para construir casas e edifícios que promovam a eficiência energética nos diversos ambientes. A sustentabilidade é um objetivo traçado por ambos os setores. Porém, quando falamos de eficiência energética na construção civil, pensamos em instalações que ajudem a manter o clima agradável internamente. Além, claro, de poupar energia com a certeza de que estás a contribuir com o meio ambiente. Veremos abaixo algumas opções que garantem a eficiência energética nos nossos imóveis.

Construir empreendimentos com melhores isolamentos térmicos

Por que o isolamento térmico é tão importante? Acredito que já tenhas feito essa pergunta. A fuga de “calor” é normal em qualquer empreendimento, por portas, janelas e telhados. Deixar o imóvel com uma temperatura agradável é uma das atividades mais custosas e caras. Portanto, ajudar a manter o isolamento térmico é algo indispensável para reduzir os custos com energia. O isolamento térmico pode ajudar a evitar até 80% as perdas ou trocas de calor.

Garantir a iluminação natural durante o dia para evitar o consumo de energia

A luz solar é uma fonte de energia para o nosso corpo. Ela é essencial para nos dar ânimo e força nos nossos dias. Imóveis luminosos são bastante valorizados e muito importantes para a saúde do nosso organismo e mente. Além disso, usar a luz solar nos ajuda a economizar energia e a reduzir o tempo em que as lâmpadas do ambiente ficam acesas.

Instalar lâmpadas de LED

As lâmpadas LED são super económicas. Elas podem até ser caras na hora da compra, mas representarão uma economia no consumo de energia de até 80% em relação aos outros tipos de lâmpada.

Buscar eletrodoméstico com baixo consumo energético

Renovar os eletrodomésticos pode reduzir até 67% o valor da conta de energia. Na hora de comprar, é importante verificar o consumo energético. Lembra-te de que quanto mais próximo da letra “A” for a classificação de desempenho, mais económico é o aparelho.

Instalar sistemas de aquecimento e refrigeração eficientes

Os sistemas de aquecimento e refrigeração garantem um clima interno agradável, além de auxiliarem no aquecimento de água para o consumo local. Tais sistemas são importantes para proteger o local de humidade ou temperaturas elevadas.

Planejar pontos de carga de carros elétricos

A procura de carros elétricos aumenta ano após ano, e as suas vendas continuam a crescer no nosso país. Com a proibição de circulação de veículos a combustão nas grandes cidades, a cada dia vemos mais veículos elétricos a circular pelas ruas. Portanto, um ponto de carga se torna cada vez mais útil.
Há diversas maneiras e possibilidades de tornar o nosso ambiente mais eficiente energeticamente. Pensar em usar a energia de maneira mais eficiente para economizar dinheiro e contribuir com meio ambiente é um desafio constante.
Por isso, na Nabalia, temos uma equipa preparada para atender os nossos clientes de forma eficiente e ajudar-te a conseguir uma melhor eficiência energética. Portanto, se continuas interessado no assunto e quiseres saber mais, contacta-nos!