Os cidadãos estão cada vez mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Só temos um planeta e temos, todos, a responsabilidade de cuidar dele. De facto, há previsões catastróficas no horizonte caso não se apliquem medidas para a redução os efeitos negativos e a disminuição da consumo de energia.
Sabemos que a falta de matéria-prima faz com que, dia após dia, as energias convencionais tornem-se mais escassas. Nesse sentido, é aconselhável que a produção de energia a partir de fontes renováveis seja implementada o quanto antes e de forma integral.
Em matéria de consumo de energia, uma medida que todos devemos adotar é a compra de aparelhos energeticamente eficientes.
Dizemos que um dispositivo elétrico é energeticamente eficiente quando requer menos energia para desempenhar as suas funções. Quando um aparelho é eficiente, o seu funcionamento não é afetado, mas o seu consumo de energia é otimizado. Para saber qual é o consumo energético de cada aparelho, temos de consultar a etiqueta energética de cada um.
O regulamento UE/2017/1369 para a rotulagem dos dispositivos que consomem energia estabelece, uma escala que vai de A (mais eficiente) até G (menos eficiente). Além disso, utilizam-se o símbolos de distinção +, ++, +++, somados à letra A para classificar os níveis de eficiência energética.
É muito simples. Embora possam existir diferentes modelos de etiqueta energética, todos devem refletir a mesma informação. Em primeiro lugar, encontraremos o nome do fornecedor do produto. A seguir, encontraremos a escala de cores de A a G. Ainda encontraremos os símbolos +, ++, +++ nas etiquetas, pois a regulamentação que mencionamos anteriormente não é imediata e ainda veremos etiquetas deste modelo.
Mas o que significa a escala de cores com as diferentes letras?
A: indica que o eletrodoméstico é muito eficiente, ou seja, que o seu consumo de energia é mínimo.
B e C: mostram que o equipamento faz um consumo médio de energia.
D, E, F e G: advertem que os aparelhos elétricos são pouco eficientes.
Como podes ver, é importante que, quando fores renovar os teus aparelhos elétricos, tenhas em conta a etiqueta energética. É muito fácil lê-la e saber a quantidade de energia que cada aparelho consome.
Lembra-te de agir sempre sob a premissa da eficiência energética. Às vezes, menos é mais, e com menor consumo de energia também estaremos a economizar. Respeitar e cuidar do nosso planeta é responsabilidade de todos!