Etiqueta energética, como entendê-la e conhecer os benefícios

Novos eletrodomésticos? Antes de comprá-los confere as etiquetas energéticas e faz boas escolhas.
Etiqueta energética, como entendê-la e conhecer os benefícios
O teu micro-ondas quebrou e terás que comprar outro. Tens o hábito de olhar a etiqueta energética antes de comprar um eletrodoméstico? Após este post, é provável que sim, continua a ler e entenderás a tua importância. É provável que nunca tenhas notado o rótulo dos teus aparelhos elétricos, mas é muito importante conhecê-lo. Entende o porquê?
Os cidadãos estão cada vez mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Só temos um planeta e temos a responsabilidade de cuidá-lo. De facto, há previsões catastróficas caso não se aplique medidas para reduzir os efeitos negativos, ainda mais, em relação ao consumo de energia.
Sabemos que a cada dia as energias convencionais desaparecerão devido à falta de matéria-prima. Nesse sentido, é aconselhável que a produção de energia a partir de fontes renováveis seja implementada o quanto antes e de forma integral.

Eletrodomésticos eficientes energeticamente

Em matéria de consumo de energia, uma medida que todos devemos adotar é a compra de aparelhos energeticamente eficientes.

Mas o que significa eficiência energética?

Diremos que um dispositivo elétrico é energeticamente eficiente quando requer menos energia para desempenhar as suas funções.
Em nenhum momento a sua operação será afetada, mas o consumo de energia será otimizado. Para saber qual é o consumo energético de cada aparelho, temos de consultar a etiqueta energética de cada um.
No regulamento UE/2017/1369 para a rotulagem dos dispositivos que consomem energia, é percorrida uma escala que vai de A (mais eficiente) até G (menos eficiente) e finaliza a utilização dos símbolos de distinção +, ++, +++, os quais, no ordenamento anterior somava-se a letra A para classificar os níveis de eficiência energética.

Como ler a etiqueta energética dos eletrodomésticos?

É muito simples. Embora possam existir diferentes modelos de etiquetas energéticas, todos devem refletir a mesma informação. Em primeiro lugar, encontraremos o nome do fornecedor do produto. A seguir, encontraremos a escala de cores de A a G. Ainda encontraremos os símbolos +, ++, +++ nas etiquetas, pois a regulamentação que mencionamos anteriormente não é imediata e ainda veremos etiquetas deste modelo.
Mas o que significa a escala de cores com as diferentes letras?
A: indica que é um eletrodoméstico muito eficiente, ou seja, que o seu consumo de energia é mínimo.
B e C: mostra que o equipamento faz um consumo médio de energia.
D, E, F e G: adverte que os aparelhos elétricos são pouco eficientes.

Vantagens do equipamento energético com etiqueta energética A.

  • Maior compromisso com o meio ambiente ao realizar um consumo controlado de energia.
  • Maior economia financeira.
  • Maior durabilidade do aparelho ao consumir menos energia para desempenhar as suas funções de forma otimizada.

Como pode ver, é importante que quando for renovar os teus aparelhos elétricos, tenhas em conta a etiqueta energética. É muito fácil lê-la e saber qual consumo de energia cada aparelho utiliza.
Lembre-te de agir sempre sob a premissa da eficiência energética, às vezes, menos é mais, e com menor consumo de energia também estaremos a economizar. Respeitar e cuidar do nosso planeta é responsabilidade de todos!