O que é energia reativa e por que é cobrada na minha fatura elétrica?
O que é a energia reativa?
Energia reativa é aquela produzida nas instalações elétricas que utilizam aparelhos que para o seu funcionamento e usam bobinas que transformam a energia em campos magnéticos e elétricos. Na tua casa podes encontrar aparelhos como o frigorífico, o computador ou os fluorescentes que produzem este tipo de energia.
Esta categoria de energia costuma descompensar a instalação elétrica ao gerar uma perda de potência. Ocorre que talvez tenhas que ampliar a potência contratada.
Mas, não só isso, a energia reativa também ocasiona um menor rendimento nos aparelhos elétricos, quedas de tensão e volatilidade na rede elétrica.
Efeitos e penalização da energia reativa
A geração da energia reativa supõe assumir uma série de fatores negativos que explicaremos a seguir:
Aumentam os custos económicos
O excessivo uso desta energia provoca uma série de encargos. Caso consuma um valor superior à (33%) da energia reativa em lugar de energia ativa haverá uma penalização económica. A penalização aumenta conforme aumenta a porcentagem de uso de energia reativa frente a ativa.
Perda da Potência
De acordo com o comentário anterior, o excesso de energia reativa pode provocar perda de potência. Por isso, é necessário subir a potência contratada e assumir o gasto correspondente por ela.
Quedas de tensão
As quedas de tensão podem provocar um sobreaquecimento ou o funcionamento incorreto dos dispositivos. Mas, não há que se preocupar, já que tudo tem solução e é possível compensar a energia reativa mediante equipas desenhadas para neutralizar este tipo de energia prejudicial. A continuação explicamos como consegui-lo.
Como eliminar o custo extra da energia reativa?
A melhor maneira de compensar a energia reativa e deixar de assumir o custo extra na tua fatura de luz é instalar baterias de condensadores.
A instalação de baterias de condensadores reúne uma série de vantagens:
- Evitar penalizações pela energia reativa. Esses aparelhos otimizam o rendimento da instalação elétrica, diminuem ou eliminam a energia inútil e melhoram o fator de potência.
- Estes aparelhos são de um custo que pode ser assumido e facilmente amortizado, dado que, há uma estimativa de economia aproximada de 30%. Além disso, a vida útil é muito longa destes aparelhos e com um custo mínimo de manutenção.
- Com a instalação das baterias de condensadores, verás que pagará 0% de energia reativa na tua fatura de luz. A partir desse momento só pagará pela energia consumida.
Ao tratar-se de um tema um pouco especial, recomendamos que entra em contacto com um assessor energético especializado. Assim, receberás explicações sobre os custos e orientação sobre o período de amortização.