O que é o número CUPS?

Entende o que é um código CUPS e a sua correspondência em Portugal.
O que é o número CUPS?
Em Portugal, as siglas CUPS (Código Universal do Local de Fornecimento) correspondem ao Código Universal da Instalação (CUI) e ao Código de Ponto de Entrega (CPE). É o número que identifica a instalação do gás natural e, por seguinte, da eletricidade. Esse código é alfanumérico com 20 caracteres, começa por PT e acaba com duas letras. Esses códigos estão formados por letras e números que determinam a identidade do fornecimento elétrico, ou seja, é a identidade energética. A cada fornecimento outorga-se um número de CUI e CPE que não irá variar, ainda que mude o dono ou ocorra uma baixa do serviço.

Para que é requerido os números CUI e CPE?

  • Para dar de alta a um fornecimento de eletricidade ou gás natural.
  • Para fazer uma mudança de comercializador energético.
  • Para fazer uma mudança na titularidade do fornecimento.
  • Para pedir uma mudança de potência ou mudança de tarifa.

Onde estão os números CUI e CPE?

  • Ao olhar em qualquer fatura ou recibo da tua companhia energética, podemos encontrar os números CUI e CPE, ainda que cada uma tenha o seu número num lugar distinto.
  • Em caso de não dispor de uma fatura, pode telefonar à distribuidora da tua zona e solicitá-la com o teu nome, documento de identidade, endereço domiciliar e o motivo pelo qual o solicita.

Qual é a diferença entre distribuidora de luz e comercializadora de luz?

A distribuidora é a empresa com a infraestrutura da rede elétrica de uma determinada zona. Ela é a encarregada de distribuir a eletricidade desde a central de geração de energia até os consumidores de eletricidade, já sejam domicílios, empresas, negócios, etc.
Essa empresa é a que se ocupa das novas altas dos clientes, assina o número CPE, instalam as equipas de medida de energia e administram as solicitações das distintas comercializadoras que contratam o consumidor.
A comercializadora é a companhia da tua escolha para o fornecimento de energia e a encarregada de faturar o teu consumo de luz.