Em muitas ocasiões, esses cortes de luz devem-se a uma sobrecarga no nosso sistema elétrico, gerada porque temos demasiados aparelhos que requerem eletricidade. Quando estão todos conectados, o nosso sistema não suporta tanta carga e desarma algum interruptor do quadro de luz.
No caso de uma queda de energia em casa, a primeira coisa que devemos verificar no quadro de luz é se algum interruptor diferencial caiu. Então, basta levantá-lo caso ainda tenhamos um contador convencional.
Vejamos o que devemos fazer caso se produza um apagão de luz na nossa casa.
Passo 1: O primeiro passo será comprovar se o corte de luz só afeta a nossa casa, se é no edifício inteiro ou em toda a rua.
Passo 2: Se o corte de luz só prejudica a nós, é provável que haja muitos dispositivos ligados ao mesmo tempo, provocando uma sobrecarga. Nesse caso, só temos de desconectar algum eletrodoméstico e dirigirmo-nos ao quadro elétrico.
Passo 3: Outra opção é que um dos nossos aparatos elétricos possa ter sofrido algum problema e provocado um curto-circuito. Nesse caso, a solução pode ser complicada; de facto, é perigoso manipular qualquer sistema relacionado com a corrente elétrica. Se nos encontramos nessa situação o melhor será deixá-la em mãos de um especialista.
Se o imóvel tiver um novo contador inteligente e o corte de luz tiver sido provocado por uma sobrecarga, teremos de dirigir-nos ao lugar onde se encontra o contador e certificar-nos de que todos os interruptores estejam para cima. Caso todos estejam corretamente posicionados, uma opção é baixar o interruptor geral, desconectar algum dispositivo elétrico, esperar alguns momentos e voltar a subi-lo.
Se possuímos contadores inteligentes, outra maneira simples de comprovar de onde vem o apagão da luz é verificar se o contador está ligado ou apagado.
Se estiver ligado, o incidente elétrico encontra-se em casa unicamente. Se, ao contrário, o contador inteligente estiver apagado, seguramente o corte de luz não será apenas a nível da nossa casa e estará a afetar todo o edifício ou, inclusive, a rua.
Por fim, se após realizar as averiguações comprovamos que o problema não depende exclusivamente do nosso quadro elétrico, o melhor é colocar-se em contacto com um eletricista para poder solucionar, o quanto antes, qualquer apagão de luz.
Também pode suceder, ainda que seja menos provável, um problema na potência da luz contratada, que não tenha nada a ver com uma sobrecarga ou um curto-circuito. Nesse caso, a única solução será entrar em contacto com a companhia para que esta nos ajude a resolver o inconveniente.
Finalmente, convém ter perto velas ou uma lanterna como a do telefone porque nunca se sabe quando vai ser produzido um corte de luz. Ainda que seja certo que existem formas de preveni-los, há também elementos que não podemos controlar.
Queres saber mais sobre contadores inteligentes e sobre como eles podem facilitar a tua vida? No nosso blog, podes encontrar mais matérias sobre contadores inteligentes. Podes também contactar os nossos consultores energéticos. Estamos aqui para te auxiliar no que for necessário.