O que fazer se acontecer um corte de luz?

Sabe o que fazer quando ocorrer um corte de luz na tua casa.
O que fazer se acontecer um corte de luz?
Corte de luz é algo que possivelmente todos experimentamos ao menos uma vez na vida. Quem estava a secar os cabelos ou a acender o forno e de repente produziu-se um apagão de luz?
Em muitas ocasiões esses cortes de luz devem-se a uma sobrecarga no nosso sistema elétrico, quer dizer, temos demasiados aparelhos que requerem eletricidade. Quando eles estão todos conectados, o nosso sistema não suporta tanta carga e desarma algum interruptor do quadro de luz. É provável que quando ocorra uma queda de energia em casa, a primeira coisa que verificamos no quadro de luz é se caiu algum interruptor diferencial. Então, bastará levantá-lo o em caso de que ainda disponha de um contador convencional.
Vejamos o que devemos fazer em caso de que se produza um apagão de luz na nossa casa.

Passos a seguir ante um apagão de luz

Passo 1: O primeiro passo será comprovar se o corte de luz só afeta a nossa casa, se é no edifício inteiro ou em toda a rua.
Passo 2: se o corte de luz só prejudica a nós, é provável que há muitos dispositivos ligados ao mesmo tempo, provocando uma sobrecarga. Nesse caso, só teremos que desconectar algum eletrodoméstico e dirigirmos ao quadro elétrico.
Passo 3: outra opção é que um dos nossos aparatos elétricos possa ter sofrido algum problema e tenha provocado um curto-circuito. Nesse caso, a solução pode ser complicada e inclusive é perigoso manipular qualquer sistema relacionado com a corrente elétrica. Se nos encontramos nessa última situação descrita o melhor será deixá-lo em mãos de um especialista.
Se o imóvel tiver um novo contador inteligente, e o corte de luz tiver sido provocado por uma sobrecarga, teremos que dirigir-nos ao lugar onde se encontra o contador e comprovar que todos os interruptores estejam para cima. Caso todos estejam de forma correta, uma opção é baixar o interruptor geral, desconectar algum dispositivo elétrico, esperar alguns momentos e voltar a subi-lo.
Ao dispor dos contadores inteligentes, outra maneira simples de comprovar de onde vem o apagão da luz, é comprovar se o contador está ligado ou apagado.
Se estiver ligado, o incidente elétrico encontra-se em casa unicamente. Se ao contrário, o contador inteligente estiver apagado, seguramente o corte de luz não será unicamente a nível da nossa casa e estará a afetar todo o edifício ou, inclusive, a rua.
Por fim, se após realizar as averiguações oportunas comprovamos que o problema não depende exclusivamente do nosso quadro elétrico, o melhor é colocar-se em contacto com um eletricista para poder solucionar, o quanto antes, qualquer apagão de luz.
Também pode suceder, ainda que menos provável, um problema na potência da luz contratada e não tenha nada a ver com uma sobrecarga ou um curto-circuito e a única solução, seja colocar-nos em contacto com a nossa companhia para que nos ajude a resolver o inconveniente.

Recomendações para evitar um apagão de luz

  • Comprove a potência que tem contratada, e se não é suficiente será melhor expandir para evitar cortes de luz por sobrecarga, quer dizer, por utilizar muitos dispositivos em simultâneo.
  • Reveja o estado de todos os aparelhos elétricos. Pode suceder que um deles encontra-se em mau estado e ao utilizá-lo produza-se um curto-circuito. Por isso, realize uma manutenção adequada dos seus eletrodomésticos.

Finalmente, convém ter perto velas ou uma lanterna como a do telefone porque nunca se sabe quando vai ser produzido um corte de luz. Ainda que seja certo que existem formas de preveni-los há também elementos que não podemos controlar.
Queres saber mais sobre contadores inteligentes e o que eles podem facilitar a tua vida? Leia mais no nosso blog, matérias sobre contadores inteligentes. Podes também contactar com os nossos consultores energéticos. Estamos aqui para te auxiliar no que for necessário.