O que são e como funcionam os contadores inteligentes?

Há uma meta em que todos os imóveis, em Portugal, tenham um contador inteligente.
O que são e como funcionam os contadores inteligentes?
É provável que já tenhas o contador inteligente na tua casa, pois em dezembro de 2021, todos os sistemas de medição convencional deverão ser substituídos por novas equipas. São muitos os mitos que circulam ao redor destes dispositivos que ao serem inteligentes, eles conseguem realizar múltiplas funções.

Entender o novo contador inteligente

Diferente dos contadores convencionais, o contador inteligente tem uma pequena tela incorporada onde poderemos encontrar toda a informação relevante acerca do nosso consumo.
Também está provido de um botão, geralmente ao lado direito da tela (isso pode variar segundo o modelo), com o que podemos reiniciar o contador quando este se apague ou navegar pelo menu que podemos observar na tela.
Além da tela e do botão, encontramos um piloto com uma luz que nos indicará o estado dos nossos gastos. Encontramos as seguintes situações:

  • Piloto desligado: não existe consumo.
  • Piloto pisca: significa que produz consumo no imóvel. Quanto mais rápido pisque a luz, maior o consumo que se realiza.
  • Piloto acendido de modo fixo: indicará que foi superada a potência contratada e interrompeu a corrente. Neste caso, teremos que nos dirigirmos ao contador inteligente e através do botão reiniciá-lo.

Na sua tela encontrará os dados da nossa tarifa assim como o consumo atual, a hora e a data. Além disso, mediante o botão poderemos entrar no menu e comprovar também outros parâmetros como, por exemplo, a potência contratada, o consumo em tempo real ou o consumo ao fechar um período de faturação.

Em que se beneficia os consumidores do contador inteligente?

  • Visualização instantânea do consumo real do utilizador.
  • Mudança de tarifa ou potência contratada no momento.
  • Rápida solução de inconvenientes que possam surgir a partir da conexão telemática dos contadores inteligentes.
  • Os contadores inteligentes têm incorporado no seu interior o antigo interruptor do ICP, ao suportar melhor uma sobrecarga de potência e evitar assim os apagões derivados de superar a potência. Isso é uma vantagem já que reduz o dano ocasionado às vezes nos eletrodomésticos pelos saltos da corrente.
  • Acabaram-se as leituras estimadas, o contador inteligente envia à tua companhia o consumo exato que tenhas realizado ao finalizar um determinado período de faturação.

Um dos inconvenientes citados pelos utilizadores diz respeito à privacidade, já que a companhia pode ter acesso a todos os dados de consumo.
Queres saber mais? Contacta-nos estaremos à disposição para tirar todas as tuas dúvidas.