Durante a noite, como sabemos, o ar é mais frio. A diferença de temperatura entre o dia e a noite pode gerar temperatura por meio da célula fotovoltaica. As células de silício são feitas em camadas através de um material semicondutor. Portanto, quando a luz brilha nos painéis, consegue-se gerar um fluxo de eletricidade.
Um painel com a capacidade de absorver energia noturna incorpora um gerador termoelétrico capaz de derivar energia da diferença de temperatura entre a célula e o ambiente.
Essa tecnologia ainda há de ser aperfeiçoada; por ora, os painéis conseguem apenas produzir pouca energia durante a noite — o suficiente para carregar um celular ou acender uma luz de LED, segundo relatos dos próprios cientistas à revista New Scientist.
O painel que gera energia durante a noite é um diferencial porque permite eliminar as baterias solares, que atualmente têm um custo elevado de produção e descarte.
Queres saber mais? Na Nabalia Energía, investimos em energia verde. No nosso blog, sempre há novidades sobre energias verdes, consumo sustentável e maneiras de contribuir com o meio ambiente.