As PMEs podem poupar reduzindo a potência contratada

Perante a excepcionalidade da situação actual que paralisou a actividade de inúmeros trabalhadores independentes e PMEs, vamos explicar-vos como podem reduzir os gastos mensais que resultam dos respectivos fornecimentos.
20 de mai. de 2020
As PMEs podem poupar reduzindo a potência contratada
Os trabalhadores independentes e as PMEs são talvez dos grupos mais afectados, economicamente falando, devido à situação provocada pelo coronavírus no nosso país e na maior parte do mundo.
Desde que foi declarado o estado de emergência no passado dia 18 de Março e se ficou, recentemente, a saber do seu provável prolongamento até início de Maio são muitos os trabalhadores por conta própria e PMEs que se viram obrigados a cessar ou suspender a actividade por falta de rendimento com os consequentes processos de layoff e de despedimento que afectaram os respectivos trabalhadores.
A Nabalia Energía não pode mudar o actual cenário, mas podemos ajudar esses grupos a reduzir as suas despesas enquanto o estado de emergência estiver em vigor no nosso país com a consequente paralisação da actividade.
Oferecemos a todos os trabalhadores independentes e PMEs que contam actualmente com o nosso serviço energético, a possibilidade de reduzirem a potência da electricidade para evitar pagar na sua factura um “termo de potência” que não está a ser aproveitado em decorrência da actual situação, podendo posteriormente voltarem a ajustá-la quando o seu negócio recupere a normalidade, tudo isto sem quaisquer custos adicionais.

Que aspectos devemos ter em consideração para baixar a potência da electricidade?

Antes de continuar, recordemos que a potência de electricidade é a quantidade de energia que se pode utilizar num determinado momento numa habitação ou comércio. Por outras palavras, determina a quantidade de aparelhos e máquinas que a nossa rede suporta e que permite um desempenho ideal de todos os componentes.
Como já saberás, a potência de electricidade corresponde a um termo fixo que consta na nossa factura em forma de preço por kW, o qual deverá ser escolhido pelo consumidor antes da celebração do contrato de fornecimento de electricidade.
Para decidir qual o termo de potência a contratar, uma PME deve previamente identificar o número de máquinas que terá em funcionamento ao mesmo tempo, o mesmo é dizer predeterminar as suas necessidades de consumo.
Assim, o que a Nabalia Energía propõe é uma redução do intervalo de potência nos casos em que a actividade tenha estagnado, obtendo assim uma poupança económica no custo fixo que este termo pressupõe.
Este processo será realizado sem custos adicionais para o trabalhador independente ou para a PME, os quais deverão ter em consideração o seguinte:

  • Para manter os direitos de contratação associados e para que a alteração da potência não pressuponha um custo extra, é recomendável manter a mesma tarifa e a potência máxima contratada em pelo menos um dos três períodos.
  • A alteração de tarifa bem como a alteração da potência máxima contratada podem acarretar despesas perante o distribuidor quando, no futuro, se pretender reajustá-las.
  • Da mesma forma, em instalações com mais de 20 anos, o distribuidor pode solicitar documentação actualizada da sua instalação quando, no futuro, pretender retornar à sua potência actual.

Passos a seguir para alterar a potência de electricidade

Antes de iniciares o procedimento de alteração de potência de electricidade deverás ter na tua posse os seguintes elementos/documentos:

  • Nº contribuinte do titular (Cartão de Cidadão)
  • Contrato de arrendamento ou escritura
  • Potência a contratar
  • Código CPE
  • Dados da morada da instalação
  • Dados de Pagamento

Na Nabalia Energía cada cliente conta com um assessor energético atribuído, ao qual se deve dirigir na hora de realizar qualquer procedimento. Recordemos que a Nabalia Energía opera a nível nacional e também na vizinha Espanha.
Contamos com assessores energéticos em todo o país, mas se ainda não tiveres um consultor atribuído, contacta-nos.
A forma mais rápida e simples de reduzir a tua potência de electricidade é através do teu assessor energético, mas também podes ligar para o número 210 518 954 ou escrever-nos para info@nabaliaenergia.pt