Potência contratada: o que é e como escolher?

O que é potência contratadas e as suas características.
Potência contratada: o que é e como escolher?
A potência é a quantidade de Kilowatts que pode-se exigir ao mesmo tempo de uma rede elétrica. Quanto mais potência tenha na sua casa, mais aparelhos elétricos poderá acender conjuntamente. Porém quanto mais potência tenha, mais pagará a cada mês. Já que a sua fatura elétrica divide-se em consumo (que pode ser controlado) e potência (um custo fixo que varia segundo os KW que contrate). Neste artigo vamos dar-lhe mais informações sobre como escolher a sua potência e as melhores opções para reduzir os gastos na sua fatura.

Quem escolhe a sua potência?

Os consumidores são os que definem junto a companhia a potência que desejam contratar. É possível modificar a potência segundo as suas necessidades, assim que a última palavra é sempre sua. A lógica para escolher a potência contratada é muito simples, só tem que calcular o máximo de KW que vai exigir da sua rede elétrica ao mesmo tempo. O objetivo é saber qual a cifra de KW mais alta que vai utilizar na sua rede elétrica e assim já sabe quanta potência necessitará contratar. Mas lembre-se que caso exija mais do que foi estabelecido, a sua rede elétrica pode “vir abaixo”.

Os eletrodomésticos

Na hora de escolher e contratar a potência elétrica deve-se ter em conta diversos fatores, entre eles a quantidade de eletrodomésticos que são utilizados no dia a dia.
Que a sua casa seja grande ou pequena não interfere tanto quanto o número de eletrodomésticos utilizados. Por exemplo, o que marca a diferença é se o aquecimento é elétrico ou não.

Potência contratada

Quanto maior seja a sua potência contratada, maior será o importe fixo que pagará a cada mês. Por isso reduzir uma potência desnecessariamente alta é uma das grandes possibilidades para diminuir a sua fatura.

Menos potência nem sempre significa mais economia

Reduzir a potência pode trazer economia, porém viver no limite da potência pode ser bastante incômodo. E solicitar novamente uma subida de potência custa dinheiro, assim a depender da sua situação, a economia por baixar a potência pode anular-se ou inclusive acabar saindo mais cara caso precise de um novo aumento na potência.

Pode ter dois potenciais diferentes

Uma boa possibilidade é ter duas potências distintas: uma para as horas menos baratas e uma para as horas mais baratas. Significa que pagará menos euros ou mais por cada KW de potência contratada a depender da franja horária.
Na Nabalia Energia oferecemos assessoria energética com profissionais qualificados para solucionar todas as dúvidas sobre contratar a potência energética adequada às suas necessidades e, além disso, economizar na sua fatura a cada mês.