Tudo o que precisa saber sobre o autoconsumo

Saiba tudo sobre autoconsumo e economize em energia elétrica.
31 de mai. de 2022
Tudo o que precisa saber sobre o autoconsumo
Talvez tenha escutado falar muito sobre um tema tão atual como o autoconsumo. É uma palavra bastante autoexplicativa e trata-se da capacidade de produzir ou gerir a energia que consome o próprio produtor.
Existem dois tipos de autoconsumo que explicaremos de forma simples. O autoconsumo elétrico isolado e o autoconsumo elétrico com conexão de rede.

  • Autoconsumo elétrico isolado. O objetivo desse sistema é produzir energia que o produtor consumirá no instante que armazenará as suas próprias baterias para consumir em outro momento.
  • Autoconsumo elétrico com conexão de rede. Esta forma de energia consiste em utilizar a energia produzida e entregar o excedente de energia a rede elétrica descontando esta energia produzida de forma extra da fatura final do produtor. Este formato conhece-se como "net metering" ou mediação de rede.

Elementos necessários para o autoconsumo elétrico

Uma instalação elétrica está composta basicamente por um sistema de geração, um sistema de regulação, conversão e elementos auxiliares como equipe de acumulação, de proteção, etc. Os sistemas de geração são os sistemas responsáveis por  transformar a fonte de onde obtém-se a energia em eletricidade. Segundo a fonte, nós podemos encontrar os seguintes elementos.

Placas solares

As placas solares para autoconsumo são as responsáveis por transformar a energia luminosa em eletricidade. Esta é obtida em forma de corrente contínua e, além disso, as placas solares para autoconsumo podem ser fixas ou móveis para conseguir captar a luz solar o maior tempo possível.

Aerogeradores

Os aerogeradores transformam a energia procedente da força do vento em eletricidade. Um aerogerador está composto por um mastro, as pás e o eixo central onde guardam-se as engrenagens que multiplicam a velocidade do eixo para que o gerador produza eletricidade. Estes são basicamente os dois sistemas utilizados nos lares para alcançar o autoconsumo. Além destes elementos, que são os mais chamativos, há outra série de dispositivos que são essenciais, tais como equipamento de acumulação, elementos de proteção, o conversor e o transformador.

Vantagens do autoconsumo

O autoconsumo elétrico tem várias vantagens, tanto para o produtor/consumidor como para o sistema elétrico:

  • Energias renováveis. A energia obtida para o autoconsumo vem de fontes de energia renováveis ou, por outras palavras, limpas, inesgotáveis e contribui com o meio ambiente.
  • Poupanças. Estes sistemas representam poupanças tanto energéticas como económicas. Após a amortização da infraestrutura de autoconsumo, o produtor poderá consumir eletricidade "sem custos".
  • Distribuição mais optimizada. Como a energia é consumida no mesmo local onde é produzida, a perda de energia que normalmente se perde no transporte através da rede elétrica é reduzida.
  • Menos incidentes. Evitamos cortes de energia e picos de corrente como ocorre durante as horas de pico devido ao excesso de procura.

Como se pode ver, o autoconsumo de eletricidade não será uma tendência passageira e assim que Portugal aproximar-se de outros países como Itália, Bélgica ou Alemanha quanto a prémios e benefícios pela utilização de energias renováveis, será certamente uma técnica cada vez mais utilizada nas casas e PMEs para reduzir o preço da conta de eletricidade.
Na Nabalia Energía, podemos fornecer-te um estudo para que a tua empresa possa começar a utilizar a energia verde. Contacta-nos!