Um compromisso com o clima: mude a sua empresa para a energia verde

A energia verde é energia obtida a partir de fontes renováveis, cujos recursos são inesgotáveis e não poluentes no processo de produção elétrica.
28 de jun. de 2022
Um compromisso com o clima: mude a sua empresa para a energia verde
A energia verde é uma energia limpa.
Atualmente existem muitas companhias elétricas que, dentre os seus produtos, oferecem tarifas cuja energia provém da energia verde.

As formas mais comuns de energia verde ou renovável

As diferentes formas de energia verde têm em comum a sua origem. Todas elas são obtidas através dos quatro elementos primários que a Terra nos oferece. Em outras palavras, todas as energias renováveis virão ou da terra, da água, do fogo ou do ar.

Energia solar

A energia solar é produzida através da transformação da energia emitida pelos raios solares nos painéis solares para gerar eletricidade ou energia térmica para aquecer água. É uma das formas de energia verde mais amplamente utilizadas.

Energia eólica

A energia eólica transforma a força do vento em energia elétrica. Para conseguir tal feito, são utilizadas turbinas eólicas ou moinhos de vento que, através do movimento das suas pás e multiplicadores e de um gerador, são capazes de obter energia elétrica.

Energia hidroeléctrica

No caso da energia hidroelétrica, o protagonista é a água. A energia proveniente do movimento da água nos rios nas chamadas "quedas de água" é utilizada para produzir eletricidade por meio de turbinas ligadas a geradores.

Energia das marés

Neste caso, a água do mar é a protagonista. Este tipo de energia verde é também uma categoria de energia mecânica. Ocorre através do aproveitamento da energia cinética produzida pelo movimento das ondas e transmitida aos geradores responsáveis pela produção de eletricidade.

Energia da biomassa

Esse tipo de energia é produzido pela combustão, fermentação, pirólise ou gaseificação de matéria orgânica de casca de árvore, casca de nozes, serradura, restos de animais, restos de plantas ou algas cultivadas.

Energia geotérmica

Nesse caso, esse tipo de energia verde é obtida a partir do calor da Terra nas suas profundezas. A temperatura da Terra aumenta quanto maior sua profundidade, e em alguns casos encontramos representações disso através de fontes termais. As fontes quentes são obtidas quando o vapor sobe à superfície e se transforma em água.

Porque deve uma empresa utilizar a Green Energy?

O planeta pertence a todos nós, e é por isso que temos de estar conscientes dos problemas que surgiram com o efeito estufa. Nesse sentido, é responsabilidade de todos consumir energia de uma forma que contribua com o meio ambiente, dentro dos parâmetros de eficiência energética, a fim de reduzir as nossas emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, bem como diminuir atual taxa de produção de resíduos.
Na luta contra as alterações climáticas, as empresas têm um papel fundamental a desempenhar, dado que são as maiores consumidores de energia. Portanto, devem ser as primeiras a tomarem consciência desses problemas. Uma boa maneira de começar é utilizar a energia verde nos processos de produção.
Algumas vantagens, em termos ambientais, da utilização de energia verde ou renovável são as seguintes:

  • Não poluem nos seus processos de produção, pois não produzem resíduos nocivos.
  • São obtidos a partir de fontes inesgotáveis.
  • Contribuem para frear o aquecimento global.
  • A sua produção estável faz com que os preços sejam estáveis.
  • Geram mais empregos.

Além de tudo, economicamente, é possível que essa mudança para energia verde não tenha impacto na tua conta de eletricidade. No caso da Nabalia Energía, podemos fornecer-lhe um estudo para que a sua empresa possa começar a utilizar eGreen, a energia verde que Nabalia Energía coloca à tua disposição e da tua empresa também.