Conselhos para que a tua PME seja sustentável

Ter um negócio sustentável significa que produz um bem ou serviço tendo em consideração a capacidade do planeta para gerar recursos bem como outras questões sociais do ambiente em que actua.

Conselhos para que a tua PME seja sustentável

No caminho que deve ser percorrido até atingir a sustentabilidade das PMEs e de todos os agentes que têm impacto a nível ambiental no mundo são vários os aspectos chave a ter em consideração e nos quais trabalhar para que o teu negócio esteja em harmonia com a capacidade do nosso planeta.

Hoje, na Nabalia Energia, vamos identificar estes aspectos chave e a forma como podemos implementar na nossa PME as medidas que a tornarão em compliance com as normas de eficiência energética vigentes

Para além das vantagens no meio ambiente resultantes das várias medidas que se podem adoptar, as empresas que implementam a eficiência energética como um princípio básico e que tenham em consideração a Responsabilidade Social Corporativa são mais reconhecidas.

A responsabilidade social corporativa rege as diferentes actuações em matéria social, económica e ambiental, entre outras, que determinada organização implementa para o desenvolvimento do ambiente em que opera.

Consumo energético

Os recursos energéticos são, provavelmente, os mais consumidos pelas PMEs. Pode variar consoante a actividade a que se dedicam ou a dimensão da mesma, mas por natureza, os negócios são grandes consumidores de energia.

Será neste ponto que podemos obter resultados mais satisfatórios ao implementar medidas sustentáveis. Vejamos algumas:

  1. É apenas necessário analisar os recibos de electricidade, água e gás —principais fornecimentos— para avaliar o teu consumo, em que horas do dia se concentra e se a tua potência é adequada às tuas necessidades. Em função destas variáveis poderás tomar uma decisão a respeito de alterar a potência, mudar de tarifa ou, inclusive, de comercializadora de energia. Neste caso, a Nabalia Energia oferece-te a possibilidade de um assessor energético analisar os teus recibos, de forma gratuita, e propor-te uma solução de poupança efectiva e duradoura. Para o efeito podes contactar aqui.
  2. Observa atentamente todos e cada um dos processos produtivos necessários para a produção do bem ou prestação do serviço e analisa em que etapas se pode optimizar o procedimento e se todos os materiais utilizados não representam um perigo para a saúde do planeta.

Outras medidas responsáveis

  1. Informatiza todas as funções administrativas do teu negócio. De uma vez por todas, adeus papel e utiliza as várias aplicações que existem actualmente para nos ajudar a organizar tarefas bem como a evitar a impressão de documentos que podem facilmente ser alojados e consultados na cloud.
  2. Estabelece um plano de acção cujo objectivo seja seguir rumo à sustentabilidade da tua PME. Fixa metas e prazos para alcançá-los, assim será mais fácil apostar no desenvolvimento sustentável e fazer da tua empresa uma organização com um impacto positivo em todas os domínios do ambiente onde desenvolve a sua actividade.

A Organização das Nações Unidas estabeleceu vários programas que apoiam as empresas na adopção de medidas sustentáveis. Um deles é o Pacto Mundial ao qual aderiram mais de 10400 empresas e que promove práticas destinadas a alcançar “um conjunto de valores fundamentais nas áreas dos direitos humanos, normas laborais, meio ambiente e anticorrupção”. Trata-se de uma ampla rede de negócios que trabalham em conjunto para alcançar um mundo melhor através da responsabilidade social corporativa

Com as poupanças alcançadas a nível energético resultantes da optimização dos teus fornecimentos podes melhorar de forma contínua a tua PME, investindo em formação para as pessoas que trabalham contigo, em sistemas de automatização que optimizam a energia consumida nos processos produtivos ou, também, apoiando projectos sustentáveis relacionados com a tua área de actuação.

Comparte:

Obrigado pela tua mensagem. Foi enviada.

Em conformidade com o estabelecido na legislação em vigor em matéria de Protecção de Dados de Carácter Pessoal, informamos que os seus dados serão incorporados no sistema de tratamento de titularidade da Propensalternativa Unipessoal, Lda (“Nabalia”), com NIPC 513492097 e sede na Avenida do Forte, n.º 8, Fracção 1N 2790-072 Carnaxide, Portugal, com a finalidade de responder às suas questões e remeter-lhe comunicações comerciais que possam ser do seu interesse.

Em cumprimento da legislação aplicável, a Nabalia informa que os dados serão conservadores durante o período de tempo estritamente necessário para cumprir com as disposições acima referidas.

Até comunicação em contrário, consideraremos que os seus dados não foram modificados, que você se compromete a informar-nos de qualquer alteração aos mesmos e que temos o seu consentimento para os utilizar para as mencionadas finalidades.

A Nabalia informa que procederá ao tratamento dos dados de forma lícita, leal, transparente, adequada, pertinente, limitada, exacta e actualizada. Nessa sequência, a Nabalia compromete-se a adoptar todas as medidas razoáveis para que os dados que sejam inexactos possam ser suprimidos ou rectificados de forma imediata.

De acordo com os direitos que lhe são conferidos pela legislação vigente em matéria de protecção de dados, poderá exercer os direitos de acesso, rectificação, limitação de tratamento, supressão e oposição ao tratamento dos seus dados de carácter pessoal, bem como do consentimento prestado para o tratamento dos mesmos, comunicando o seu pedido para o endereço acima indicado ou para o seguinte endereço electrónico: info@nabaliaenergia.com.

Além disso e de acordo com o estabelecido no artigo 21º da “Ley 34/2002, de 11 de julho, de Servicios de la Sociedad de la Información y de Comercio Electrónico”, solicitamos também o seu expresso consentimento para que possamos remeter-lhe publicidade sobre os nossos produtos ou promoções que considerarmos serem do seu interesse, a qual poderá ser remetida por correio electrónico ou por qualquer outro meio equivalente de comunicação electrónica.

Informamos que pode revogar, a qualquer momento, o consentimento prestado para a recepção de comunicações comerciais, bastando para o efeito enviar um e-mail para o seguinte endereço electrónico: info@nabaliaenergia.com. Poderá também dirigir-se à competente Autoridade de Controlo para apresentar reclamação que considere oportuna.

 

Scroll Top