Como ler a conta de luz?

Se recebeu sua fatura e não entende de onde vem o valor total, explicaremos em que consiste cada seção: ![fatura] (https://assets.nabaliaenergia.com/site/datos-factura.webp)

  1. Dados do comerciante: Logótipo, razão social e morada do nosso comerciante.
  2. Dados de facturação: Aqui encontra os dados que identificam a factura como número, referência, data de emissão , período de faturação e forma de pagamento. Caso não tenha pagamento por débito direto, é indicado o prazo para efetuar o pagamento.
  3. Dados do titular da conta: Dados do responsável pelo fornecimento: nome, morada, RG.
  4. Dados de contratação: São os que identificam o fornecimento pelo qual está sendo faturado. Endereço, CUPS, tarifa e potência contratada.

Agora entramos totalmente no território de conceitos e custos. Esta parte pode parecer mais complicada e confusa, mas com certeza, depois de defini-los um por um, tudo ficará mais claro.
Recorde-se que desde 1 de junho de 2021, a CNMC modificou as portagens de acesso. Existem atualmente 2 períodos de potência e 3 períodos de energia para a tarifa 2,0TD e 6 períodos de potência e energia para tarifas com potências contratadas superiores a 15kW.
![fatura] (https://assets.nabaliaenergia.com/site/factura1.webp)
5. Prazo de energia: Este custo corresponde à quantidade de energia que contratou e o seu direito de uso. É um pagamento fixo que deve-se pagar independentemente de ter usado a energia ou não.
6. Energia consumida: É o valor correspondente ao consumo realizado durante os períodos faturados.
7. Taxas de eletricidade e custo do equipamento de medição: A taxa de eletricidade é regulamentada pelo Governo. O valor a seguir corresponde ao aluguel do medidor digital ou outro equipamento de medição.
8. IVA: O Imposto sobre o Valor Acrescentado corresponde, a partir de junho de 2021, a 10% para todos os consumidores com potência contratada até 10kW. Aqueles com maior poder terão um IVA de 21%.
9. Leituras: Nesta seção poderá ver uma comparação do consumo real por data e por período.
10. Consumo: Aqui verá as variações mensais do seu consumo e o valor de acordo com a tarifa que contratou.
Por fim, encontrará informações relacionadas à origem da eletricidade - que no nosso caso é 100% renovável -, o impacto ambiental que estamos a gerar e para onde vão os impostos que coletamos.
fatura

Quero saber mais sobre as tarifas da Nabalia Energía

Vá para o WhatsApp