PERÍODOS HORÁRIOS na energia elétrica em Portugal

Um consumidor de energia elétrica em BTN (potências contratadas inferiores ou iguais a 41,4 kVA) pode optar entre 3 ciclos de contagem:

  • Tri-horário - 3 períodos durante o dia (ponta, cheias e vazio)
  • Bi-horário - 2 períodos durante o dia (fora-vazio e vazio)
  • Simples - 1 único período durante o dia

Cada período dos referidos acima apresenta diferentes preços de energia para cada período horário. Na opção tri-horária, o preço mais elevado verifica-se no período de ponta e o mais reduzido durante o período de vazio. Na opção bi-horária, o preço mais elevado verifica-se no período fora-vazio e o mais reduzido durante o período de vazio. Na opção simples não existe diferenciação do preço de energia durante o dia.
O período horário corresponde à forma como o consumo de eletricidade se distribui ao longo das 24 horas de cada dia e dos 7 dias da semana. Para os consumidores ligados em Baixa Tensão Normal (BTN) existem dois períodos distintos:

  • Ciclo Diário: Os períodos horários são iguais em todos os dias do ano.
  • Ciclo Semanal: Os períodos horários diferem entre dias úteis, sábados e domingos, assim como entre Verão e Inverno.

O período horário de fora de vazio aplicável nas tarifas com dois períodos horários engloba os períodos horários de ponta e cheias.
Para mais informação consulte clique aquí
Um consumidor que transfira consumos do período de ponta para o período de vazio (ex: utilizar a máquina de lavar a loiça a partir das 00:00h) verifica uma redução na sua fatura mensal em comparação a um consumidor que esteja numa opção tarifária simples. Para mais informação consulte o simulador da ERSE.

Quero saber mais sobre as tarifas da Nabalia Energía

Vá para o WhatsApp