Conta de luz por horas

Sabia que existem vários tipos de tarifários em que o preço da energia que consome varia consoante o horário ou a faixa horária? Este modelo é especialmente favorável para aquelas pessoas que gastam a maior parte do seu consumo nas horas mais baratas. Descubra abaixo as particularidades da conta horária de energia elétrica.

Regulada ou gratuita?

Qual é o mercado que possui essas tarifas com conta horária de energia elétrica?
Pode surpreendê-lo, mas a resposta é as duas: tanto a os mercados regulados e livres possuem fornecimentos cujo custo varia de hora em hora. No entanto, esses dois tipos de tarifas são muito diferentes entre si.

O mercado livre e a discriminação horária

Dentro do mercado livre, em que os comercializadores de energia oferecem uma grande variedade de tarifas com diferentes descontos e características, encontramos a oferta de uma gama de tarifas que têm uma qualidade em comum: discriminação horária estuário.
Esta qualidade significa que o preço da energia fornecida irá variar de acordo com a faixa horária em que o consumo é feito.
Para potências inferiores a 15kW (2.0TD) existem dois períodos de potência e três períodos de consumo distribuídos da seguinte forma:
Períodos de potência:
Ponta: Segunda a sexta das 08h às 29: 59h
Vale: Segunda a sexta das 00:00 às 07:59, finais de semana 24 horas por dia e feriados nacionais.
Períodos de energia ou consumo:
Ponta: Segunda a sexta das 10h às 14h e das 18h às 22h
Llano: Segunda a sexta das 8h às 10h, das 14h às 18h e das 22h às 24h.
Vale: Segunda a sexta das 00:00 às 08:00, finais de semana 24 horas por dia e feriados nacionais.
Para faturas com potência superior a 15kW:
Os fornecimentos com potência contratada superior a 15kW (3.0TD, 6.XTD) têm 6 períodos de potência e 6 períodos de potência.

O mercado regulado e o PVPC

PPelo contrário, se optar pelo PVPC —aquela tarifa regulamentada pelo Estado para quem contratou uma potência inferior a 10 kW—, receberá também uma eletricidade horária, mas neste caso a diferenciação de preços não ocorre da mesma forma que nas tarifas com discriminação horária.
No caso do PVPC, o preço muda e é estabelecido de forma diferenciada de hora em hora, a depender da oferta e da demanda de energia elétrica. Algo que essa tarifa tem em comum com a discriminação horária do mercado livre é que as horas mais baratas costumam ser as de madrugada, enquanto as mais caras são as da tarde.

Como obtemos o custo das faixas horárias da conta de luz?

Todos os dias, a partir das 21h, os preços são definidos para as 24 horas do dia seguinte. Esses preços são determinados, por exemplo, pelo custo de produção de energia.
Para aproveitar ao máximo a tarifa PVPC, é imprescindível consultar a tabela de preços por horas do dia. Desta forma poderemos adaptar os nossos hábitos de consumo às horas em que a oferta é mais barata. Mas quem define esses preços por hora na conta de eletricidade por hora? A resposta é a Rede Eléctrica de Portugal.

O medidor digital e seu papel na conta horária de eletricidade

Este novo tipo de medidor, também conhecido como medidor inteligente, é responsável por medir o gasto de energia que foi realizado a cada hora do dia. No entanto, se tiver a tarifa PVPC regulada, mas seu medidor for analógico, sua conta horária de eletricidade mostrará o Preço Médio Ponderado —PMP— que é obtido graças à média de todos os preços que a eletricidade teve em cada dia do período faturado.

Quero saber mais sobre as tarifas da Nabalia Energía

Vá para o WhatsApp