Contrato de energia renovável

Com o passar dos anos, o perigo da poluição e do aquecimento global ganha cada vez mais peso. As terríveis consequências do desenvolvimento indiscriminado e do desperdício de recursos começam a ser notadas, mas, felizmente, a sociedade também está a mover-se para uma atitude mais ecológica, consciente e sustentável, assente na utilização de energias renováveis.
É por isso que quase todas as grandes empresas de eletricidade têm no seu catálogo tarifas de fornecimento de eletricidade a partir de energias renováveis.

O que significa renovável?

Antes de mergulharmos na contratação de tarifas de energia renovável, vale lembrar o que entendemos por esse termo. Além disso, embora não signifiquem estritamente a mesma coisa, na maioria dos casos o caráter renovável de uma energia vem acompanhado do adjetivo "limpo".
Não significam a mesma coisa, mas, com algumas exceções - biogás ou biomassa - as energias renováveis ​​também são limpas: sua produção e consumo não causam resíduos nem emitem qualquer tipo de gás de efeito estufa, por isso também cuidam do meio ambiente e estão a ajudar na luta contra as mudanças climáticas.

Tipos de energia renovável

Energias renováveis ​​que podemos aproveitar para abastecer nossas casas são:

  • A energia solar, proveniente da radiação solar.
  • A energia hidráulica, produzida pela força das correntes de água.
  • A energia eólica, que aproveita a energia cinética do vento.
  • A energia geotérmica, que utiliza o próprio calor da terra.
  • A biomassa ou biogás, combustíveis obtidos a partir da decomposição da matéria orgânica.

Como é possível aproveitar as energias renováveis?

A verdadeira questão é como posso aproveitar essas energias limpas e renováveis ​​para fornecer eletricidade à minha casa? Atualmente, temos duas opções: autoconsumo e contratação de tarifas de energia renovável.

Autoconsumo de energias renováveis

O autoconsumo consiste na instalação de infraestruturas de produção de energias renováveis ​​diretamente na sua casa, que é precisamente onde irá ocorrer o consumo. Um exemplo seria instalar painéis solares fotovoltaicos nas zonas mortas da sua propriedade, como o telhado.
Esta opção, sem dúvida, tem os seus atrativos, mas é mais cara e nem todos temos dinheiro, tempo e espaço para converter a nossa casa em uma pequena usina de produção de energia renovável.

Tarifas de energia renovável

A outra opção para aproveitar as energias renováveis ​​e fornecer eletricidade à nossa casa é contratar uma tarifa de eletricidade produzida a partir de energias renováveis ​​e limpas com um comerciante.
Desta forma, poderá usufruir de um fornecimento de eletricidade verde em sua casa com os mesmos benefícios oferecidos pelas tarifas tradicionais de eletricidade e, aliás, cuidar também do meio ambiente.
Na Nabalia, todas as nossas tarifas são de energias renováveis. Tanto para casa como para negócios. Pode verificá-lo graças ao Certificado de Garantia de Origem que obtivemos da Comissão Nacional de Mercados e Concorrência —CNMC—.

Processo de contratação

Para realizar o contrato, será necessário:

  • Os dados pessoais do titular da tarifa.
  • O endereço do imóvel onde a energia será fornecida.
  • A potência contratada.
  • Os CUPS.
  • A conta bancária onde serão efetuados os débitos diretos das faturas.

Quero saber mais sobre as tarifas da Nabalia Energía

Vá para o WhatsApp